PT | EN

BLOG

Anima Mundi

E aí, já enviou o nome dos seus três filmes favoritos para fazerem parte da sessão Anima Mundi 18 Anos? Por aqui não nos custa enfatizar a importância da sua participação no nosso festival, e o maior exemplo disso é o peso que a premiação feita pelo júri popular tem: os filmes que você escolhe todo ano acabam seguindo carreira em festivais internacionais, onde são premiados também! Confira aqui alguns deles:



A terceira edição do foro de animação contemporânea Animasivo, que acontece no México em março desse ano, terá uma sessão especial de animações brasileiras. O Anima Mundi foi convidado a apresentar essa mostra, e montou uma seleção com os filmes:

Josué e o pé de macaxeira, de Diogo Viegas (Melhor Animação Brasileira pelo júri popular RJ no ano passado)

L.E.R.,de João Angelini (Melhor Animação Brasileira pelo júri popular SP no ano passado)

Tyger , de Guilherme Marcondes (2º lugar em Melhor Animação Brasileira no júri popular SP em 2006)

Ratos de rua, de Rafael de Paula Rodrigues (Prêmio Anima Mundi Itinerante em 2003)

Vida Maria, de Márcio Ramos (2º lugar na categoria Melhor Animação Brasileira pelo Júri Popular RJ em 2007)

O bloqueio
, de Claudio de Oliveira

Pax
, de Paulo Munhoz (Melhor Animação Brasileira no júri popular SP/RJ em 2006)

Muragens – Crônicas de um muro, de Andrei Milhara Padilha Duarte

Qualquer nota
, de Marcelo Ribeiro Mourão (2º lugar Melhor Animação Brasileira pelo Júri Popular RJ em 2005)

O Animasivo também abarca diversas outras atividades: há uma retrospectiva da animação mexicana, um concurso internacional de animações para jovens e mostras especiais. Como o Anima Mundi, também oferece palestras e oficinas de animação em sua programação. Mais detalhes em http://festival.org.mx/main/animasivo


O festival português Monstra acontece agora em março, em Lisboa, e também terá uma mostra especial com filmes já exibidos no Anima Mundi! Além de Josué, Vida Maria, L.E.R, Qualquer Nota e Muragens, a seleção ainda conta com:

Como surgiu a noite, de Andres Lieban: terceiro lugar como Melhor Animação Infantil no júri popular RJ em 2005

Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral (melhor animação brasileira e curta-metragem no júri popular RJ e SP em 2008)

Papercut, de Pedro Eboli

O Monstra acontece de dois em dois anos e também oferece um belo panorama do que há de novo no mundo da animação. Paralelo ao festival, também corre o Monstrinha, destinado à programação infantil com filmes e ações educativas envolvendo toda a comunidade escolar com o intuito de demonstrar a capacidade interdisciplinar da animação. O site oficial do festival é o www.monstrafestival.com

Viram as credenciais dos filmes que selecionamos? A maior parte foi dada por vocês! Apesar dos exemplos acima serem de produções nacionais, vale lembrar que para a votação da sessão de 18 anos vale para filmes de qualquer nacionalidade. E vendo a qualidade da escolha do Júri Popular durante o Anima Mundi já é possivel perceber que essa sessão comemorativa vai ser muito especial.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form