PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Céu D’Ellia é animador, designer, diretor, escritor, produtor e ambientalista. Não é à toa que o cara foi o grande homenageado do Anima Mundi 2014! Tivemos também o prazer de recebê-lo para um Papo Animado e o privilégio de fazer uma entrevista com ele. Agora, você pode ver o que esse profissional incrível tem para dizer e, assim, conhecê-lo um pouquinho melhor!

Céu já começou sua carreira com muito sucesso! Na década de 1980, ele animava comerciais, tendo ganho prêmios importantíssimos por seu trabalho. Em 1988, lançou seu primeiro curta experimental, Adeus, que também se destacou em uma série de premiações. Na verdade, o filme foi tão marcante que, em 2004, foi escolhido pelo Clermont-Ferrand Film Festival como um dos melhores curtas da história brasileira! No ano seguinte, ele começou sua carreira internacional em Um Conto Americano – Fievel Vai para o Oeste, filme produzido por Steven Spielberg. Já sabemos que Céu estava em boa companhia!

Adeus, que trazia problemas existenciais de um hermafrodita, abriu muitos caminhos para Céu. Com o filme, ele percebeu que a animação “tem potenciais muito pouco explorados”. Segundo o animador, foi essa conclusão que serviu de gatilho para que ele começasse, na década de 1990, a pesquisar problemas ambientais e princípios éticos na relação entre comunicação de massa, cultura e meio ambiente, trabalho que rendeu, inclusive, mais um prêmio internacional (o cara deve ter uma sala toda só com estatuetas!).

Continuando com incríveis iniciativas, ele criou, com o apoio do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, o Nucleo Paulistano de Animação (NUPA), um centro que visava fomentar o cinema brasileiro de animação! É impossível não virar fã do cara!

 

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form