BLOG

Anima Mundi

Primeiro dia de ANIMA MUNDI! As oficinas do estúdio aberto abriram 13h e pouco tempo depois já estavam sendo produzidas animações de massinha, areia, película, zootrópio, desenho, pixilation, e olimpix.
Oficina de massinha

Marcela com a mão na massa, ou melhor, na massinha

Numa das mesas mais animadas estavam Rafael, Theo e Breno, de 10 anos, Guilherme, de 12, Fernanda e Marcela, de 32 e Teresa, com 46 anos. Cada um veio de um canto. Teresa levou seu filho Rafael e seu amigo Theo. Marcela foi com Breno e Fernanda com Guilherme. Foram todos reunidos em uma mesa com uma tarefa: criar uma animação com massinha.
Detalhe oficina massinha

As maçãs voadoras

As ideias começaram a surgir: “Por que não fazer uma perseguição, com muita ação?” Não foi aprovada por todos. “E que tal um vulcão em erupção?”, ouviu-se na mesa. Para Teresa, as ideias surgem a partir do material: se fosse na oficina de papel, por exemplo, o vulcão não teria tanta graça. A cor e a textura da massinha permitem contar muitas histórias de uma maneira interessante. Como por exemplo… uma colheita em um pomar! “E se tiver um rio ainda? E dois personagens passeando em uma canoa?!” É isso: a escolha foi feita.
Os últimos momentos da oficina de massinha

Rafael e Guilherme organizando os elementos da história

Cada um criava um elemento: árvores cheias de maçãs, rio, canoa, nuvens, sol e os dois homens – de cabelo verde, claro, Rafael fez questão de frisar. Afinal, na animação podemos criar qualquer mundo, inclusive um que as pessoas tenham cabelo verde.
Tudo pronto, agora é hora de animar! Levam-se todos os elementos da história para os mini-estúdios espalhados em volta das mesas. Um fundo branco infinito, uma câmera, e o software MUAN: é todo o necessário para animar com massinha. E alguém com sensibilidade para coordenar os movimentos, claro. Nas oficinas há o auxílio de monitores, que animam junto com os participantes e controlam a câmera de vídeo e o computador.
Câmera oficina stop-motion

De foto em foto o stop motion das massinhas são criados

Assim surgiu a ideia de uma chuva de maçãs. Várias foram posicionadas no céu e depois movidas para baixo, pouco a pouco. Pronto! Uma chuva de maçãs!
Venha também e crie o que você quiser! Como Marcela bem lembrou, “a oficina de massinha tem idade mínima de 10 anos, mas não há limites!”. É para todo mundo, do neto ao avô! Venha participar das 13h às 19h, na Casa França-Brasil!
Animando na oficina de massinha

Rafael anima a canoa no rio

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form