PT | EN

Em toda edição, preparamos mostras e retrospectivas especiais pra que os espectadores tenham uma nova chance de assistir filmes clássicos, ou relembrar obras conhecidas e queridas do público. Vamos te contar um pouco mais delas e você procura na nossa programação o melhor dia pra assistir, tá?

Animateka:

Animateka é o festival de animação da Eslovênia, realizado há dez anos em Ljubljana, a bela capital deste interessante país da Europa Central. Seu fundador e diretor é Igor Prassel, um apaixonado estudioso e cinéfilo que apresenta pessoalmente a maioria das sessões de seu festival, sempre encontrando um interessante contexto para embarcar a plateia na fruição dos filmes que serão mostrados. Essa dedicação e energia fazem tanto de Igor como do Animateka instituições respeitadas e admiradas, atraindo a cada edição do festival os maiores nomes do meio internacional da animação. Convidamos Igor para apresentar pessoalmente ao público brasileiro uma seleção de filmes premiados em edições passadas do Animateka, com um diversificado panorama da animação, da cultura e do humor de países da Europa Central e do Leste, que são o foco maior do Animateka. Preparem-se para uma viagem diferente e divertida com o esloveno Igor Prassel!

ANIMATEKA - Boles

Autour de minuit:

Autour de Minuit é uma produtora e distribuidora de filmes francesa, fundada pelo argentino radicado em Paris, Nicolas Schmerkin, em 2001. A companhia desenvolve projetos esteticamente inovadores a partir de técnicas híbridas, linguagens gráficas ousadas e roteiros originais. A plasticidade inusitada já garantiu ao estúdio mais de 200 prêmios em diversos festivais. Em 2010, o curta Logorama, feito com 30.000 logos internacionais, conquistou o Oscar de Melhor Filme Animado. Além dos curtas renomados, a produtora desenvolve longa-metragens e séries para TV como Babioles (para o Canal +), feita com imagens de ação ao vivo e stop-motion, em que brinquedinhos adoráveis transitam pelo mundo absurdo e violento dos adultos. Na área de distribuição, a Autour de Minuit se destaca por continuamente desbravar caminhos para a sobrevivência e expansão de um gênero crescente, que é o curta de animação para público adulto. Nicolas Schmerkin estará presente no Anima Mundi no Rio de Janeiro para apresentar suas sessões e participar de uma mesa no Anima Forum sobre a distribuição de animação.

AUTOUR DE MINUIT - Babioles

 

Clássicos da Animação francesa:

Três longas clássicos franceses serão exibidos gratuitamente no Maison de France, dia 13/07, no Rio de Janeiro. São eles: O Planeta Selvagem, As Bicicletas de Belleville e O Rei e o Pássaro. É a oportunidade de rever esses filmes tão queridos e clássicos, a serem exibidos em 35mm. Em São Paulo, duas dessas sessões serão ao ar livre, em um clima bem bacana na Cinemateca Brasileira. Anota aí: dias 17, 18 e 19 de julho.

Gobelins:

A sofisticação estética e a qualidade técnica irretocável dos filmes de estudante dos programas de animação da Gobelins L’École de L’Image comprovam a qualidade da escola fundada em 1975 por Pierre Ayma. Pioneira nos campos das tecnologias multimídia, design interativo e entretenimento, a Gobelins é um dos centros de formação profissional responsáveis pelo aprimoramento crescente das produções em animação na França. Muitas vezes produzidos em um período de cinco meses, os filmes de cerca de três minutos realizados pelos alunos como projetos finais têm como marca característica um rigor que inclui roteiros precisos, personagens carismáticos e o domínio das mais diversas técnicas. Por isso, acabam conquistando tanto a simpatia do público, quanto prêmios nos festivais de animação mundo afora. Como, por exemplo, o filme Oktapodi, de Julien Bocabeille, que recebeu o prêmio de Melhor Filme de Estudante no Anima Mundi em 2008. A diretora do Departamento de Animação da Gobelins, Moira Marguin, estará presente para apresentar a sessão e participará da mesa Animação do Futuro, no Anima Forum.

GOBELINS - For Sock's Sake

Supinfocom:

A escola de animação Supinfocom foi fundada em 1988 por meio de uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria de Valenciennes, no norte da França, com o propósito de oferecer aos alunos uma formação sólida em tecnologias digitais, cujo diploma é inclusive reconhecido e validado pelo Estado. A qualidade dos filmes realizados pelos alunos da Supinfocom reflete o compromisso da escola em formar animadores que a cada dia fortalecem mais o mercado profissional de animação na França. Os programas de ensino estimulam o trabalho em equipe, um dos segredos da animação, e desenvolvem a habilidade técnica dos alunos, com constante pesquisa de novas soluções e linguagens. Em 2002, a escola expandiu suas atividades, criando a Supinfogame, um núcleo inteiramente dedicado às tecnologias de criação de videogames, onde alunos desenvolvem exercícios práticos com o auxílio de profissionais da indústria. Laure Casalini, diretora da Supinfogames, apresenta-nos pessoalmente esta Mostra Especial, na qual você poderá conhecer melhor os filmes e outros experimentos digitais saídos desses centros de excelência em animação que integram a Supinfocom.

SUPINFOCOM - Tepeyac Express

O Anima Mundi preza pela interação entre diversas línguas. Acreditamos que o intercâmbio cultural é o principal aliado para expansão do mundo da animação. O festival já começou. Não perde tempo e vem conferir de pertinho.