PT | EN

Sabia que 31 de Janeiro de 2015 será uma data muito importante para o mundo animado? Nesse dia, acontecem os Annie Awards, também conhecidos como o Oscar da animação. Uma premiação super importante que pretende premiar os melhores filmes de animação do ano. Imperdível! Você tem algum palpite quanto aos vencedores?

Antes de tentar adivinhar, temos um ótima notícia: se você conferiu o Anima Mundi esse ano, pode já ter visto alguns dos filmes indicados! Desembarcaram aqui Cheatin’, Coda, Silent e The Dam Keeper, todos na lista dos Annies (e três deles pré-indicados ao Oscar!). Para ficar mais por dentro da premiação ainda, confere todos os indicados aqui!

Kondo e Dice

Sabia que o Annie Awards tem 30 categorias?

Quer saber mais sobre a história dessa premiação? Tudo começou em 1972, quando June Foray disse que achava que a animação deveria ter prêmios também, afinal, todo mundo já tinha! Logo de primeira, os Annies foram um sucesso total. Foi no segundo ano que surgiu o famoso troféu da premiação: um lindo zootrópio, símbolo da história da animação! Hoje, anos depois, os Annie Awards mostram que cresceram muito e viraram, definitivamente, um marco para o mundo animado.

estúdio aberto

No Anima Mundi, a gente tem até uma Oficina de Zootrópio! Nela, a ilusão de movimento é criada a partir de 16 desenhos feitos pelo público!

Que tal avançarmos um pouco na história? Sabia que Coraline, que já passou por aqui, ganhou 10 prêmios nos Annies? Quem repetiu o feito foi Como Treinar Seu Dragão, que, inclusive, levou para casa Melhor Longa-Metragem. Que sucesso!

Tivemos muita sorte em ter um contato tão próximo com essas duas produções. A galera do estúdio LAIKA, responsável por Coraline, veio até aqui para falar sobre a criação dos personagens, do roteiro, do storyboard e muito mais. Eles até trouxeram os bonecos do filme, encantando muitos animaníacos!

Criação de personagem

Em sua visita, Scott Tom e Mike Cachuela, da LAIKA, responderam perguntas da platéia!

Quem também esteve por aqui foi Simon Otto, que deu vida aos personagens de Como Treinar o Seu Dragão. Na sua masterclass, o cara falou de muitas experiências profissionais, incluindo a construção de um mundo de dragões e sua filosofia de animação. Ele até apresentou peças dos bastidores do segundo filme da sequência, que, aliás, está concorrendo aos Annies!

Seu mais recente trabalho é com a franquia Como Treinar Seu Dragão, que estreou recentemente seu segundo filme.

Simon Otto já participou de produções como O Príncipe do Egito e Spirit – O Corcel Indomável

Já deu para perceber que muitos dos filmes que desembarcam por aqui fazem história na premiação, né? Quer mais um exemplo? Ano passado, o vencedor de Melhor Curta de Estudante foi Wedding Cake, o delicioso filme de Viola Baier. Daqui, a animadora alemã também saiu cheia de prêmios. Já pode colecionar! 

Agora, nos resta esperar e fazer nossas apostas! Temos certeza que os filmes vão fazer bonito na premiação! Quer conferir alguns vídeos, para já entrar no clima de animação?