PT | EN

No Anima Mundi 2014, os Júris Populares do Rio e de São Paulo concordaram em uma coisa: O Apóstolo foi o Melhor Longa-Metragem do festival. E não é para menos! O espanhol Fernando Cortizo, com a companhia Artefacto Producciones, conseguiu criar um mundo imaginário sombrio e assustador, onde se passa uma história um tanto bizarra.

No filme, o condenado Ramón foge da prisão e parte em busca de um tesouro escondido há anos por um amigo. Indo cada vez mais fundo nas florestas da Galícia, região muito antiga da Espanha, ele chega a uma vila absolutamente isolada e sinistra. Lá, Ramón descobre que seu destino reservou acontecimentos aterrorizantes para sua vida. Já está intrigado?

Os moradores desse pequeno povoado prestam uma atenção especial aos viajantes que por ali passam. Logo nas suas primeiras horas no lugar, Ramón é aconselhado por um misterioso padre a não visitar a casa onde os tesouros estão escondidos. Depois disso, o mistério só aumenta, e à medida que a noite vai chegando, nosso viajante percebe que há algo muito diferente nessa pequena vila. Mal sabia ele que já estava envolvido em uma história um tanto aterrorizante.

Longa Fernando Cortizo

Fernando Cortizo diz que tentou reproduzir a misteriosa Galícia, poucas vezes presente em filmes

Mas não demora muito tempo para Ramón perceber o perigo que está passando. Pessoas sinistras, fantasmas e desaparecimentos inexplicáveis tomam conta da história e envolvem cada vez mais o personagem em uma vida que talvez o aprisione para sempre! Nessa vila arcaica, as lendas galegas mais terríveis se tornam realidade.

Bizarro, não é mesmo?

A inspiração para a história veio de uma notícia de jornal sobre um povo que havia desviado o Caminho de Santiago para que os forasteiros passassem por sua vila e fizessem negócios com os moradores. Fernando Cortizo, então, pensou em um motivo mais obscuro para esse desvio: e se os habitantes da vila precisassem das almas dos forasteiros para sobreviver?

Fernando Cortizo, O Apóstolo

Foram 6 versões diferentes de roteiro até que fosse feito o definitivo!

Esse conto gótico recebeu elogios pelo mundo todo e foi comparado às obras de Agatha Christie, Hitchcock e, principalmente, Tim Burton! Não é pouca coisa, né? Fernando Cortizo diz que gosta dos ambientes dos filmes da Hammes – para quem não sabe, é uma companhia especializada em filmes de terror, como Drácula e Frankenstein. Foi tentando reproduzir essa atmosfera, que o animador criou esse mundo fantástico e sombrio. E deu muito certo!

Fernando Cortizo, o Apóstolo

Os mistérios da história intrigaram fãs pelo mundo todo

Mas não é só a história que dá esse tom sombrio ao longa! O estúdio holandês Pedri Animation BV  criou um novo tipo de boneco muito especial para o filme. O trabalho foi liderado por John Cragney e resultou em bonecos de silicone extremamente expressivos, que compuseram perfeitamente a atmosfera da história.

Fernando Cortizo, O Apóstolo

Foi necessária um equipe enorme para a produção de todos os bonecos

E tem mais! Foi usada uma técnica inédita para animações em stop motion! Os atores, que deram vida aos personagens pela dublagem, também interpretaram as cenas antes de serem produzidas com os bonecos. Assim, inspiraram o filme com movimentos e expressões reais, que deram vida aos bonecos de maneira única, capturando a atenção dos espectadores durante toda a trama!

Fernando Cortizo, O Apóstolo

Alguns dos técnicos que trabalharam na construção dos personagens já haviam participado de produções como A Noiva Cadáver e Coraline

Mas todo o clima do filme não estaria completo sem a sensacional trilha sonora. O trabalho foi de Philip Glass, que já tinha sido indicado três vezes ao Óscar, Xavi Font e Arturo Vaquero. Juntos, eles criaram músicas que representaram incrivelmente as mágicas lendas galegas. Além disso, as gravações contaram com a orquestra Real Philarmonia de Galicia, com o Coro Capella Compostelana e com a voz de Carlos Childe. Os trabalhos musicais começaram junto da pré produção, ajudando a compor cada momento da misteriosa trama.

O Apóstolo é mais um stop motion para a lista do Anima Mundi! Mas esse teve um toque extra muitíssimo especial. Pela primeira vez na Europa, foi feito um filme em stop motion com produção estereoscópica!

Mesmo que você não conheça o nome, com certeza já ouviu falar da técnica! As animações que usam estereoscopia são aquelas em que os objetos parecem saltar da tela. São os filmes assim que precisam de óculos 3D para serem assistidos! Para dar esse efeito, uma imagem é criada com a sobreposição de duas, que dão diferentes perspectivas da mesma cena.

Se essa técnica sozinha já é impressionante, imagina ela misturada com stop motion! O trabalho pioneiro contou com a participação de mais de 200 profissionais! Especialistas que vieram de todos os cantos do mundo. E valeu a pena!

Outra coisa que se destacou nessa produção foi a atenção meticulosa aos detalhes. Com muito cuidado, os talentosíssimos artistas criaram personagens e cenários espetaculares. E ainda com um super trabalho de iluminação, o resultado final foi o melhor possível: um mundo repleto de estranhezas e impressões sinistras.

É claro que isso foi muito trabalhoso! O trabalho foi artesanal e foram usados mais ou menos 90 bonecos para os 13 personagens da trama! Foram cinco anos para que o filme ficasse pronto!

Frenando Cortizo, O Apóstolo

Foram mais de 2 anos e meio de trabalho para a construção de mais de 70 cenários

A Artefacto Producciones realmente se destacou nessa produção! A companhia foi criada pelo próprio Fernando Cortizo, em pareceria com Isabel Rey. Fundada em 2007, a empresa galega é especializada em stop motion e promete muito! Já tem uma série de projetos que parecem ser sensacionais, além de trabalhar em outras áreas, como videoclipes e publicidade. E sabe do que mais? Ela também oferece cursos para quem quiser aprender mais sobre animação! Demais, né?

Vários dos filmes da produtora são do próprio Fernando Cortizo! Ele já produziu muito! Começou sua carreira na década de 1990, mas, inicialmente, fazia filmes de live action. Sua primeira animação em stop motion foi o curta Black Cat Spantat, seguido por outros como O Boiro, O Ladrón de Bonecas, Leo, Sombras da Noite, Promesa e El cuidador de gatos. Com diversas seleções para festivais nacionais, o animador vem fazendo grande sucesso.

Fernando Cortizo, O Apóstolo

El cuidados de gatos foi o último filme de Fernando Cortizo antes de O Apóstolo

Mas dentre todas as produções, O Apóstolo é sua maior conquista até o momento! O longa ganhou inclusive o Prêmio Goya de Melhor Filme de Animação, maior reconhecimento que poderia ter em nível nacional. E aqui no Brasil, animou muita gente também! Com certeza podemos esperar grandes coisas da incrível equipe!