BLOG

Anima Mundi

Hoje, o Rio faz 450 anos! São muitas histórias, carnavais e animação. Não poderíamos deixar de comemorar, certo? E que jeito melhor de passar essa data do que falando do filme animado que é sobre a nossa cidade? Quem aí é fã de Rio? Além de ter uma conexão especial com a cidade maravilhosa, o longa também marcou presença no Anima Mundi quando Carlos Saldanha, o diretor, desembarcou aqui para um Papo Animado.

A história é sobre Blu, uma ararinha azul que ingressa em uma grande aventura na cidade maravilhosa. Ele não era acostumado à vida selvagem nem havia vivido no Rio de Janeiro, mas, quando conhece Jewel, Blu logo se apaixona e os dois fogem do cativeiro para a cidade. Ele era o típico gringo, mas, com o tempo, descobre sua brasilidade!

Rio

Quando Saldanha começou a trabalhar na Blue Sky, o estúdio ainda era muito pequeno! Foi com a participação do animador que ele alcançou outro patamar

A inspiração veio da própria vida de Saldanha: “eu queria poder reconstruir em animação a sensação que tenho quando chego na cidade depois de muito tempo fora do Brasil, como se fosse a visão de quem vê pela primeira vez”. O filme foi um sonho realizado, pois o diretor já queria criar uma produção sobre o Rio há dez anos!

carlos-saldanha

Saldanha também dirigiu, junto de Chris Wedge, A Era do Gelo!

A beleza natural da cidade abriu a possibilidade de um visual incrível, mas não era só isso que Saldanha queria. O diretor buscou um filme colorido e alegre que também mostrasse a diversidade cultural daqui, com muita música e carnaval!    

Mas a diversidade não ficou só na história: o design de Blu foi desenvolvido em vários países, principalmente na Espanha. Um dos maiores desafios foi fazer as penas; a Blue Sky precisou adaptar o software usado nos pelos dos animais de a Era do Gelo. Adivinha quantas penas tinham em Blu. Cerca de 5 milhões! Mais do que suficiente para criar um visual realista e maleável.

rio 2

O filme deveria ser capaz de falar com todos, gringos e brasileiros

As aves não foram os únicos seres animados, afinal, o filme também tem várias pessoas. O objetivo de Saldanha, nesse caso, era fazer personagens caricaturados, que “mantivessem o lúdico da animação”. As favelas foram animadas com conjuntos de casas desenhadas em 3D que eram encaixadas como um quebra-cabeça de modo a compor toda a comunidade.

rio favela

Foram criados seis tipos básicos de humanos, com variações na cor da pele, nas roupas e no cabelo

Foram desenvolvidos vários softwares para o filme, que se mostrou tecnologicamente muito avançado. O resultado foi um visual incrível que encantou o mundo inteiro!  Deu tão certo que foi feito Rio 2, com direito a uma viagem animada à Floresta Amazônica!

Para completar a comemoração dos 450 anos do Rio, falta só assistir aos filmes de novo!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form