PT | EN

Pixilation é uma técnica de stop motion, na qual atores vivos se tornam personagens de uma animação. A mecânica é simples: esses atores posam para uma câmera que captura sua imagem, depois se movimentam e outro instante é capturado. Feito isso, basta colocar as imagens em sequência e pronto, tudo ganha vida. O nome dessa técnica vem do inglês “pixilate” que significa “enfeitiçar”, nada tem a ver com o famoso pixel.

Oficina de Pixilation no Estúdio Aberto

Grupo de jovens fazendo graça na oficina de Pixilation

No ESTÚDIO ABERTO, sempre presente durante o ANIMA MUNDI, existe uma oficina de pixilation. Lá você vai ter ajuda dos orientadores e todo o material necessário para produzir a sua própria animação. É uma alternativa interessante para quem quer animar mas não tem tanta facilidade com desenho. A única restrição é a idade, esta oficina é aberta apenas a maiores de seis anos.

Abaixo, dois exemplos de filmes que usam essa técnica. O primeiro foi produzido no ESTÚDIO ABERTO no ano passado. O outro é um clipe de uma banda francesa chamada Phoenix. Os resultados ficaram bem legais.

A oficina de Pixilation estará disponível para os cariocas no CCBB, de 13h a 19h horas, de sexta a domingo – com exceção do dia 16. E em São Paulo, no Memorial de 14h a 20h, todos os dias. Assim como as outras oficinas, não precisa se inscrever, é só chegar lá na hora. Esperamos vocês!