PT | EN

Sabia que um dos estágios mais importantes do processo animado é o pencil test?  Como disse Marcos Magalhães, diretor do Anima Mundi, nessa etapa, “a animação ainda não tem o traço, as cores, os cenários e os efeitos visuais que poderá ganhar na finalização.” Na verdade, a animação do pencil test é um tanto simples no uso de materiais: ela é feita a lápis sobre uma folha de papel.

pencil test

Para poucos minutos de uma animação em pencil test, são necessários milhares de desenhos!

No mundo animado, é um tanto raro termos acesso a trabalhos em pencil test, o que é uma pena, porque neles podemos ver detalhes que acabam sendo perdidos na finalização. É o melhor jeito de entender os movimentos dos personagens e as intenções do animador. A pureza dessa etapa deixa claro o jeito de pensar de quem anima, o que é perfeito para os animaníacos que querem saber mais de animação, né? Há pouco tempo, postamos o pencil test de um super curta que desembarcou no Anima Mundi: Monkey Rag. Joanna Davidovich, a animadora, fez um trabalho incrível, afinal, com o foco todo na animação, é bem difícil criar um pencil test que segure tanto a atenção do espectador. 

Para os animadores, o pencil test é essencial. Com ele, é possível observar como o desenho fica em movimento antes que seja dada continuidade ao processo animado. Depois de terminados, os desenhos a lápis são filmados e editados em um software próprio, criando as sequências animadas que, futuramente, darão origem ao filme que a gente vê na tela.  Sabe uma animação que tem um pencil teste bem famoso? O Rei Leão! O longa foi feito em 2D, então teve que ter um trabalho muito detalhado e complexo. Consegue imaginar o pencil test de um filme assim?

Quer tentar fazer um pencil test também? Então aponte seus lápis, reserve muitas folhas de papel, coloque a imaginação para funcionar e aproveite o MUAN, um software grátis e de código livre que vai te ajudar muito a fazer sua própria animação!

Para você se inspirar mais ainda, que tal conferir alguns trabalhos que selecionamos?