PT | EN

O ANIMA MUNDI Curitiba traz o melhor da animação nacional e internacional aos animaníacos paranaenses. Mas isso todo mundo já sabe. Hoje queremos convidar todos que estiverem na cidade a participar do Papo Animado com o diretor mais carismático do Brasil, Marcelo Marão! É nesta quarta, às 20h!

Papo Animado no Rio

Ao fim do Papo Animado no Rio, Marão chamou a galera pro palco!

O que pode ser melhor do que bater um papo com um animador consagrado para entender melhor o universo da animação? É justamente esse o objetivo do Papo Animado. Como o nome já sugere, é um espaço de troca de experiências entre o profissional e os fãs. Marão falará sobre seus trabalhos, dificuldades, desafios, conquistas… Tudo que o trouxe até aqui. E pra dar uma quebrada, o público poderá assistir a seus filmes autorais na tela. Tudo ao mesmo tempo!

Marcelo Marão

Marão conversando com o público no Rio pouco depois de ganhar seu Autômato

ANIMA MUNDI e Marão são nomes que já se acostumaram a andar juntos. É quase um casamento. Ele já estava lá na primeira edição, também viu nascer o Estúdio Aberto, quando começou a correr de um lado a outro entre oficinas e sessões. Desde então, o animador vive o festival. Cebolas São Azuis foi seu primeiro filme e, como não podia deixar de ser, arrebentou no AM 1996, com direito a primeira menção do júri popular a um filme brasileiro.

Hoje em dia, seu apartamento em Copabana se transforma em uma república durante o festival. Em 2012, foram quase 30 animadores de todo o Brasil amontoados em sua casa, apelidada por alguns de “coração de mãe“. Fora a acomodação, o pacote de viagens animadas de Marão ainda inclui visitas a bares da cidade com direito, sempre, a muita festa! Não é à toa que é sucesso de público!

Cebolas São Azuis | Marcelo Marão

Cena de Cebolas São Azuis, primeiro curta de Marão

A partir daí o sucesso adotou Marão, que não por isso se viu livre das dificuldades. A mudança para São Paulo, onde se dedicou à animação publicitária foi uma delas. Sobre esta e outras, ele falará no Papo Animado.

Mas todas as dificuldadesserviram para motiválo ainda mais. Daí em diante vieram muitos outros curtas autorais como Pelotas de Regurgitação, Chifre de Camaleão, Engolervilha, Engole Duas Ervilhas, O Anão que Virou Gigante e Eu Queria Ser um Monstro, sua primeira aventura com o stop motion. Isso pra não falar de participações em filmes de outros diretores, filmes publicitários, longas, etc etc etc. Ele também foi presidentefundador da ABCA professor de animação na pós-graduação da PUC-Rio.

Seu estilo é baseado em uma estética que se afasta da perfeição, opta por um aspecto artesanal, cheio de personalidade. Segundo ele mesmo, “Engolervilha é grosso, de mau gosto e escatológico”. O cara é fera.

O Anão que Virou Gigante | Marcelo Marão

Cena do curta baseado em fatos reais, O Anão que Virou Gigante

O Papo Animado com Marão acontece nesta quarta-feira, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, em Curitiba. O preço é o mesmo das outras sessões: R$8 a inteira e R$4, a meia.

Veja como foi no Rio!