PT | EN

BLOG

Anima Mundi

O Chile é conhecido pelos vinhos, pelas belas paisagens e pelo frio. Mas não vamos nos ater aos estereótipos. O nosso vizinho tem mais a oferecer do que um bom carmenére. Lá, também são produzidas animações de qualidade mas, infelizmente, ainda pouco conhecidas internacionalmente.

O Chilemonos foi criado para mudar isso. O projeto, desenvolvido pela Spondylus Producciones, tem o objetivo de distribuir e divulgar a produção de “monos” chilenos. Monos é como são carinhosamente chamadas as animações no país, que aumentaram consideravelmente nos últimos dez anos.

Lugar de filme é na tela

Para evitar que esses trabalhos fossem para a gaveta, o Chilemonos mostra ao mundo o que rola por lá. Funciona da seguinte forma: pequenas delegações compostas por destacados animadores chilenos viajam para diversos países do mundo difundindo animações de seu país com mostras audiovisuais, exposições, oficinas, fóruns, e muito mais. Vale a pena conhecer melhor esse ousado plano de difusão cultural.

Em 2011 foi a vez do ANIMA MUNDI receber o projeto, dessa vez em forma de mostra. Foram exibidos sete curtas, entre eles, Luis de Niles Atallah, Cristobal Leon e Joaquin Cociña. Em 2012 antevemos uma nova boa safra de animação chilena no nosso festival…

Para sentir um pouco mais o gostinho dos “monos” e ter uma ideia da diversidade do que se produz por lá, veja o curta V al Paraíso, de Pablo Alibuad.

E para saber mais sobre este projeto acesse o site: http://spondylus.cl/projects/chilemonos

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form