PT | EN

Minkyu Lee é a mente por trás do curta “Adam and Dog”, que concorre no próximo domingo ao Oscar de Melhor Curta de Animação, ao lado de outras grandes animações como “Paperman” e “Head Over Heels”. Durante todo o desenvolvimento do filme Lee trabalhava na Disney em animações como “Detona Ralph” e “O Ursinho Puff”, utilizando apenas suas noites e finais de semana para se dedicar a “Adam and Dog”. O empenho valeu a pena: o curta ganhou o prêmio de Melhor Curta de Animação no Annie Awards e agora está na disputa pela estatueta dourada na mesma categoria.

O filme, que conta a história de Adão e Eva a partir do ponto de vista de um cão, teve Lee como diretor, produtor, artista de storyboard, designer, animador chefe e artista de background, o time envolvido no projeto conta com alguns nomes bastante conhecidos no universo da animação: Jennifer Hager (“Enrolados”, “Kung Fu Panda” e “Detona Ralph”), Austin Madison (“Up”, “Ratatouille” e “Valente”), Mario Furmanczyk (“A Princesa e o Sapo” e “O Ursinho Pooh”), James Baxter (“A Pequena Sereia”, “Spirit” e “O Rei Leão”) e Matt Williames (“A Princesa e o Sapo”) compuseram um time peso pesado que cuidou de toda a animação do filme, sem nenhuma intervenção de qualquer estúdio!

A arte de "Adam and Dog" vai te deixar de queixo caído!

A ideia inicial do curta veio através de um artigo da revista “National Geographic” sobre a origem dos cães: “Cada parte antiga do mundo tem cães. Eu, então, comecei a pensar sobre a história de Gênesis, o primeiro homem, o primeiro cão. A ideia começou a tomar forma em uma oficina de escrita. Deram-me uma palavra, ‘amigo’, e tinha que trabalhar com isso.”, contou Lee em entrevista sobre o conceito central do curta.

Cada quadro é uma obra de arte!

A animação é feita com técnicas de desenho à mão e os backgrounds foram todos feitos pelo próprio Lee utilizando o software Photoshop. Ele, que é formado pela CalArts e também leciona uma matéria de desenho à mão na Universidade, acha que essa técnica está longe de morrer. O curta ainda possui um Tumblr onde é possível ver os testes dos animadores e ler algumas informações sobre o filme!

Adão retratado por Lee

Animou? Deixe sua opinião nos comentários!