PT | EN

BLOG

Anima Mundi

No dia quatro de dezembro a família do animador Gerrit van Dijk escreveu para o  ANIMA MUNDI comunicando seu falecimento.

Lamentamos profundamente a perda de um artista tão versátil e um animador tão completo, que viveu sempre em busca de formas diferentes de criar. Ele já trabalhou com fotografia, pintura e muitas outras vertentes artísticas, mas foi na animação que realmente encontrou a melhor forma de expressão.

Gerrit van Dijk

Nascido em Uden, na Holanda, desde pequeno Gerrit já demonstrava seu descontentamento com a escola e o método tradicional de ensino: “Você só aprende técnica. A criatividade que você aprende não é criatividade. Você sabe exatamente que cores de meias você deve usar e como seu cabelo deve estar, mas não como pôr alguma coisa no papel”.

O traço característico de Gerrit é facilmente identificável

Depois que concluiu seus estudos ele não parou mais de criar e já recebeu prêmios internacionais como o Urso de Ouro, no Festival de Berlim. Dois de seus brilhantes trabalhos estiveram presentes no ANIMA MUNDI 2004 e 2007, “Binnenkort in het Filmmuseum” e “The Last Words of Dutch Schultz”.

A animação perde um de seus grandes homens, mas uma das belezas da arte aparece justamente nesses momentos. A obra de Gerrit não passará e seu legado continuará a inspirar jovens animadores agora e no futuro.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form