PT | EN

BLOG

Anima Mundi

meninoooo

2016 parece ser mesmo o ano de reconhecimento dos talentos brasileiros. Tanto que o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, recebeu indicação ao Oscar por melhor longa de animação.

E nós não poderíamos estar mais felizes, já que o Alê Abreu tem uma longa história com o Anima Mundi. Para começar, ele sempre esteve presente no nosso Festival, desde o primeiro ano, em 1993, como contou nessa entrevista pro nosso blog. Além de já ter exibido várias outras produções no Festival Anima Mundi, ele ainda animou a nossa vinheta de 2010.

 

Em 2014, o longa “O Menino e o Mundo” foi exibido no nosso Festival em uma sessão comentada pelo diretor. O filme conta a história de um menino que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e embarca em uma jornada de descobrimento. Na viagem, o garoto aprende sobre o trabalho no campo e nas fábricas. Nessa jornada, ele percebe a desigualdade social e como a sociedade incentiva o consumo exagerado ao mesmo tempo que florestas somem.

ale

A trilha sonora do longa também é destaque. O rapper Emicida interpreta a música tema, “Aos Olhos de Uma Criança”.

 

O filme concorre com “Anomalisa”, Starburns Industries/Paramount Pictures, “Divertida mente”, da Pixar, vencedor do Globo de Ouro, “Shaun: O carneiro”, da Aardman/Lionsgate, (filme exibido no nosso festival de 2015) e “Quando estou com Marnie”, produzido pelo Studio Ghibli.


A importância para o mercado

O nosso diretor, Cesar Coelho, comentou sobre a indicação. “É uma grande vitória e um imenso reconhecimento do trabalho de Alê Abreu e sua equipe. Ainda mais lembrando que indicação foi consequência do sucesso que o filme conquistou mundo afora. O filme se impôs ao maior mercado do mundo por seus méritos e, de quebra, reafirma o poder da animação autoral, artesanal, desenhada quadro a quadro”.

E, claro, disse como esse reconhecimento é um presente para toda a animação brasileira. ”É um cartão de visitas em qualquer mercado internacional. Nosso fantástico abre-alas. Por nos representar perante o mundo, por justificar todo fomento, apoio, patrocínio que temos tão arduamente conquistado para a Animação Brasileira, por provar nosso potencial, por reacender nossa paixão e dividir conosco o orgulho de ser animador: obrigado, Alê!”.


Melhores curtas de animação

Na categoria que premia os melhores curtas de animação, também temos alguns nomes conhecidos.

– “Bear Story” (Historia de un Oso) é uma bela vitória da animação do Chile! Ele Já foi exibido e premiado no Festival Anima Mundi de 2014 como Melhor Curta-Metragem Infantil RJ pelo Público  e Melhor Direção de Arte do Júri Profissional.
– “Prologue” é do mestre Richard Williams, diretor de animação do “Uma Cilada para Roger Rabbit” e autor do livro mais consultado pelos animadores do mundo todo (Animation Survival Kit).
– “We Can’t Live without Cosmos” foi exibido em 2015 no nosso Festival e o autor, Konstantin Bronzit, foi homenageado e criador do nosso poster em 2007.
– “World of Tomorrow” é do diretor Don Hertzefeld, que já teve filmes no Anima Mundi.
– E, pra fechar a lista, o indiano “Sanjay`s Super Team”, de Sanjay Patel and Nicole Grindle

Confira todos os indicados no site do Oscar

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form