BLOG

Anima Mundi

A Suíça é um país que fica do outro lado do Atlântico. Ele é um pouco menor que o estado do Rio de Janeiro, cravado na Europa entre a França, Alemanha, Itália, Áustria e Liechtenstein. Mas não é por isso que a gente tá falando desse país… Nosso motivo, claro, é a animação!

A produção de filmes animados na Suíça tem grande importância no mundo. Muitas coisas produzidas por lá fazem sucesso em festivais pelo mundo inteiro. É por isso que, este ano, o ANIMA MUNDI traz uma coleção de animações vindas direto do país europeu. Mas essa não é a primeira vez que a gente abre as portas para eles. Em 2005, Georges Schwizgebel, famoso animador suíço, foi convidado de honra de nosso festival.

A animação de L'Homme Sans Ombre, de Georges Schwizgebel, vai estar entre os filmes da Mostra Suíça Animada

A animação de L’Homme Sans Ombre, de Georges Schwizgebel, vai estar entre os filmes da Mostra Suíça Animada

Agora em 2014, tem uma cacetada de filme suíço espalhado por todo o festival, pintando o ANIMA MUNDI de vermelho e branco (as cores da bandeira do país). Em colaboração com a Swiss Films, a agência nacional para a promoção do cinema suíço, o festival vai trazer três mostras especiais. Nos filmes selecionados vai ser possível ver a maioria das técnicas de animação e temas diversos e contemporâneos traduzidos em imagens. A gente vai poder ver desde os comentários políticos às perspectivas satíricas, além de experimentações visuais e artísticas.

Para começar, tem a mostra Suíça Animada com duas sessões – Jovens Talentos e Panorama Suíço. Com elas, a gente vai ter a oportunidade de assistir a trabalhos notáveis do cinema de animação desse país. Além disso, é uma chance da gente se familiarizar com novos nomes, como Isabelle Favez, Michael Frei, Dustin Rees, Claude Barras, Maja Gehrig, Claudius Gentinetta, Marina Rosset, Rafael Sommerhalder e os irmãos Samuel e Frédéric Guillaume, que são convidados de um dos nossos Papos Animados. Com a mostra, os animaníacos vão ter um panorama das criações do cinema de animação suíço.

A animação Max & Co. dos irmãos Samuel e Frédéric Guillaume é um dos filmes suíços que está na programação do Anima Mundi 2014

A animação Max & Co. dos irmãos Samuel e Frédéric Guillaume é um dos filmes suíços que está na programação do Anima Mundi 2014

Para completar a participação do país no nosso festival, a gente traz a mostra Panorama Luzern, inteiramente dedicada aos trabalhos realizados e produzidos em escolas de arte. Nela, o público vai poder assistir a filmes produzidos na Lucerne School of Art and Design. A curadoria dessa mostra ficou por conta do cineasta e especialista em história e linguagem da animação, OttoOtto Alder.

Durante o curso, os alunos exercitam os fundamentos da linguagem com roteirização, edição de vídeo e som. Depois podem se especializar em animação 2D (desenho animado, recortes, composição digital) ou 3D (computação gráfica, bonecos e stop motion). E no final, eles precisam desenvolver um filme. Animadores renomados e premiados internacionalmente, como Paul Bush, Jesus Pérez, Jürgen Haas, Gerd Gockell, entre outros, dão aulas e acompanham os trabalhos, além do próprio Otto.

Evermore é um filme de Philip Hofmänner. A animação faz parte da Mostra Panorama Luzern, com produções de estudantes da escola de artes

Evermore é um filme de Philip Hofmänner. A animação faz parte da Mostra Panorama Luzern, com produções de estudantes da escola de artes

Mas a presença suíça não para por aí. Tem muito mais nas diferentes mostras do festival, já que dezesseis produções do país foram selecionadas pelo ANIMA MUNDI 2014.

Não fique de fora dessa festa! Garanta seus ingressos e vem com a gente! 🙂

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form