BLOG

Anima Mundi

Que o Yellow Submarine é um sucesso todo mundo já sabe. E que o filme vai ser exibido durante a programação do ANIMA MUNDI 2014, também. Mas o que vocês ainda não sabiam é que um dos responsáveis por esse clássico – o animador Balser – também vai estar no Papo Animado no festival deste ano.

Bob Balser é o cara que esteve por trás de uma das mais famosas e surreais animações do planeta:   Yellow Subamarine, que traz os Beatles como super-heróis para salvar uma cidade que ama música

Bob Balser é o cara que esteve por trás de uma das mais famosas e surreais animações do planeta: Yellow Subamarine, que traz os Beatles como super-heróis com a missão de salvar uma cidade que ama música

Balser foi um dos poucos americanos a fazer parte do time que deu vida aos personagens animados dos Beatles. Ele foi responsável pela direção e pelo storyboard de algumas cenas de Yellow Submarine, como, por exemplo, as sequências do filme que acontecem em Liverpool e a viagem através dos mares.

Ele estava na Espanha, em uma viagem de trabalho, quando recebeu o convite para participar de uma espécie de entrevista. “Eles convidaram o que consideravam os oito ou dez melhores artistas que trabalhavam na Europa para Londres, para ver nossos desenhos e estilo de animação”.

O diretor conta que o filme foi feito em um prazo muito curto – cerca de um ano – e um orçamento super baixo em comparação às grandes produções. Entre as curiosidades que permearam a criação, ele fala que o filme sequer possuía um script quando os trabalhos começaram. Outra delas é que, no finalzinho do processo, alunos de diversas escolas de artes de Londres foram chamados para pintar as células do filme, que foi feito usando a técnica do rotoscópio.

O diretor Bob Balser, que participou da direção de Yellow Submarine, estará um dos Papos Animados no ANIMA MUNDI 2014

Quem nunca cantou “We all live in a yellow submarine, yellow submarine, yellow submarine…”?

O Yellow Submarine foi a primeira grande produção em que Bob Balser trabalhou. Depois disso, o artista participou da série The Jackson Five, quando foi diretor de animação entre os anos de 1971 e 1972. O americano trabalhou também como supervisor em episódios de The Charlie Brown and Snoopy Show, em 1985.

Outros trabalhos do artista também merecem destaque. Ele esteve presente na produção de programas menores como uma adaptação animada para a TV do conto O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas, do livro As Crônicas de Nárnia. Ainda pra televisão, levou curtas sobre contos de fada, como Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida.

Do jeito que esse cara trabalhou, ele deve ter muita coisa para contar, não é mesmo? Um Papo Animado desse não dá pra perder por nada!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form