PT | EN

 

Sempre com a missão de fomentar a indústria de animação no Brasil, o Anima Forum convida os mais diversos profissionais do mercado para palestras e debates que acontecem durante quatro dias no Anima Mundi. Esse ano, além das Masterclasses,teremos como convidados especiais representantes de três escolas internacionais de animação. São eles Eric Riewer, da francesa Gobelins, Maureen Furniss, da CalArts (EUA), e Marlene Nascimento, do Curso de Imagem e Som da Universidade de Buenos Aires. Aproveitando estas presenças e para complementar o debate, o festival exibe mostras selecionadas dos trabalhos finais desenvolvidos por (ex) alunos destes centros de formação.

O departamento de animação da Gobelins, l’école de l’image, foi fundado há mais de 30 anos para preparar artistas para a crescente necessidade da indústria de animação francesa nos anos 1970. Hoje em dia, os alunos formados na Gobelins estão presentes não só em estúdios de animação de toda a França, mas também nas principais produtoras internacionais como Dreamworks, Sony, Disney, Pixar e muitas outras, onde são reconhecidos por sua excelência técnica e criativa e por seu alto nível profissional.

A sessão da Gobelins apresenta curtas feitos por estudantes de animação da Gobelins nas ultimas duas décadas. Na introdução, os filmetes que servem de introdução (ou “abre-cortinas”) em todas as sessões oficiais (há 25 anos) do Festival Internacional de Cinema de Animação em Annecy, França (que completou 50 anos em 2010!). Em seguida, os curtas-metragens de final de curso, feitos em animação 2D ou 3D. Três destes filmes incluem um making of do processo de produção.

Anima Facta Est (2007), animação coletiva da escola Gobelins

 

Henry Sellick (Coraline, O estranho mundo de Jack), Brenda Chapman (O príncipe do Egito) e Andrew Stanton (Procurando Nemo, Wall.E) são alguns dos “notáveis ex-alunos” do O Instituto de Artes da Califórnia. Desde 1961, a Calarts mantém sua tradição de fomentar um ambiente privilegiado e único para que estudantes de todas as áreas de arte convivam intensamente, em plena colaboração.
Parte dos ex-alunos cursaram o Departamento de Animação Experimental (Experimental Animation), criado por Jules Engels. Este departamento enfoca a prática e os princípios das artes plásticas, compreendendo a animação como uma forma de arte dinâmica e em constante evolução. Outros ex-alunos, hoje influentes na indústria de animação atual, se formaram pelo Departamento de Animação de Personagens (Character Animation) c
riado em 1975, no qual o principal enfoque é o treinamento clássico em animação ligado a uma compreensão profunda da técnica de atuação, aplicada também a técnicas modernas como a computação gráfica.

A sessão Calarts e seus Notáveis Ex-Alunos será dividida em duas sessões no Anima Mundi, alternando as duas visões do ensino de animação, refletindo a estimulante convivência entre experimentação e aplicação da arte da animação, tal como acontece no dia-a-dia do campus da escola em Valencia.

 

 

Wormholes (1992), de Stephen Hillenburg, o genial criador do Bob Esponja,
está na mostra da Calarts

 

Dentro do curso Design de Imagem e Som da Universidade de Buenos Aires é oferecida aos alunos a disciplina Design Audiovisual 3 – Animação, na qual são abordados os conceitos básicos da animação e suas diferentes técnicas. A formação inclui a gestão de produção e administração de recursos, tendo em vista a realização de filmes e a possível absorção pelo mercado, no setor público e privado. Como trabalho final de curso, os alunos realizam um curta-metragem individual ou em grupo, em técnica de livre escolha e tema proposto pela cátedra.

A atual professora títular do curso de animação, nossa convidada Marlene Nascimento, fez uma seleção com alguns exemplos do trabalho desenvolvido pelos alunos para a terceira sessão especial das escolas no Anima Mundi.


Un Pequeño Vagabundo (2008), de Florencia Blanc, um dos filmes da sessão UBA

Confira aqui os locais e horários das mostras especiais das escolas de animação:

Gobelins: Rio de Janeiro – Sab 17 – Cinema 2 CCBB – 18h30 / Dom 18 – Oi Futuro Ipanema – 15h30 /
Seg 19 – Arteplex – 14h / Sab 24 – Teatro II – 17h30 / Dom 25 – Odeon BR – 18h30 São Paulo – Sab 31 – Memorial Video – 15h / Dom 01 – Memorial 2 – 19h

Calarts:

Sessão 1

Rio de Janeiro – Sex 16 – Oi Futuro Flamengo – 13h30 / Sab 17 – Teatro II – 14h / Dom 18 – Cinema 1 CCBB – 19h30 / Sex 23 – Cinema 2 CCBB – 16h30 / Sab 24 – Teatro II – 12h30 / Dom 25 – Odeon BR – 15h30 São Paulo – Qua 28 – Memorial Video – 18h / Dom 01 – Memorial Video – 15h

 

Sessão 2

 

Rio de Janeiro – Sab 17 – Oi Futuro Ipanema – 13h30 / Ter 20 – Cinema 2 CCBB – 18h30 / Sex 23 – Cinema 2 CCBB – 18h30 / Sab 24 – Teatro II – 14h / Dom 25 – Odeon BR – 17h São Paulo – Qua 28 – Memorial Video – 16h30 / Dom 01 – Memorial Video – 16h30

 

UBA

 

Rio de Janeiro – Sab 17 – Teatro II – 10h30 / Dom 18 – Oi Futuro Ipanema – 13h30 / Qua 21 – Arteplex – 14h / Sab 24 – Teatro II – 15h30 / Dom 25 – Teatro II – 14h
São Paulo – Qua 28 – Memorial Video – 13h30 / Dom 01 – Memorial Video – 18h