PT | EN

Já faz cinco anos que o Anima Forum, evento que acontece dentro da programação do Anima Mundi, dá sinais de que a indústria de animação no Brasil vem crescendo mais e mais. Com esse crescimento, aumenta também a demanda por profissionais especializados em animação no mercado. Por isso, como novidade esse ano, o Anima Forum apresentará três Masterclasses, com especialistas consagrados em áreas diferentes relacionadas à animação. Esta atividade substitui o workshop com um tema único que tradicionalmente era oferecido por 3 dias nas edições anteriores do festival.

No dia 21 de julho, no Rio de Janeiro, o espanhol Jordi Grangel irá ilustrar o processo criativo do design de personagens de um longa-metragem em Criação de personagens de A Noiva Cadáver, de Tim Burton. Grangel, junto com seu irmão Carlos, é co-diretor de um estúdio de mesmo nome, em Barcelona, que presta que presta serviços para produções de animação clássica e digital. No seu currículo estão clientes como DreamWorks SKG, Sony Pictures, Warner, Universal, e Walt Disney Publications and Consumer Products.


No dia 22, o canadense Andy Malcolm mostra a sua especialidade: criar e gravar os mais diversos efeitos sonoros, fundamentais para todo tipo de filme. Sonoplastia para animação é o nome de sua masterclass, durante a qual a plateia participa da criação de ruídos criativos, que são gravados e sincronizados na hora com uma cena de animação. Atuando na área da sonoplastia desde os anos 70, Andy já trabalhou com alguns dos mais consagrados diretores de animação e live action do mundo, e hoje está à frente do estúdio Footsteps, em Toronto.

footsteps post-production sound inc.



A última masterclass no Rio acontece no dia 23 de julho, com Guilherme Marcondes falando da concepção de filmes que misturam técnicas de animação, na aula Animação na fronteira: desenvolvendo projetos no limite entre técnicas. Guilherme é animador e designer, e seu filme Tyger, uma originalíssima mistura de técnicas de animação 2D, 3D, bonecos, live action e maquetes, foi eleito um dos melhores curtas pelo júri popular no Anima Mundi 2006.

Tyger (2006), de Guilherme Marcondes

As masterclasses se repetem em São Paulo nos dias 29 (Jordi Grangel), e 30 (Guilherme Marcondes). Maiores informações sobre a programação você encontra aqui.