PT | EN

BLOG

Anima Mundi

O Descarte é um curta que veio diretamente do sul animando muito o nosso festival. Dirigido por Carlon Hardt e Lucas Fernandes, ele tem uma história que mistura contos policiais, cinema Noir, faroeste, cinema oriental e Rock’n Roll. Consegue imaginar uma produção assim? O melhor mesmo é ver o curta completo aqui!

carlon hardt e lucas fernandes

O filme foi produzido por Vania Mezzadri

O próprio filme se passa em Curitiba, mas com uma pequena viagem no tempo até o final dos anos 80 e começo dos anos 90. O curta gira em torno de Eduardo, que quase perde sua vida quando uma mulher tenta matá-lo em um motel. Procurando descobrir quem planejara o assassinato, ele acaba envolvido em uma trama policial complexa cheia de violência e sexo.

Tudo começou com um edital da prefeitura que tinha como tema a cidade de Curitiba. Isso logo agradou os animadores, que gostaram de fazer uma história passada em uma realidade que era, de fato, deles. Os dois fizeram um super trabalho ao criarem um universo de ficção cheio de referências ao mundo real. Maravilhoso de se ver, principalmente para os curitibanos!

O curta foi produzido em animação 2D tradicional, com desenhos feitos quadro a quadro. Segundo os diretores, deu o maior trabalho, mas valeu a pena!

descarte 4

O filme foi lançado em 2011!

Quer entender mais ou menos como funcionou o processo? A imagem abaixo é um estudo feito para o começo do filme, que conta com uma cena em um motel. O cenário é inspirado no Motel do Largo, que de fato existe em Curitiba. Os diretores analisaram cuidadosamente a arquitetura, observando, entre muitas outras coisas, que era típica dos anos 80/90, com frisos pretos formando paralelas e diagonais. Assim, eles puderam reproduzi-la de forma bastante próxima à realidade. Além disso, em todas as partes do filme, os animadores trabalharam extensamente com a palheta de cores, para que representassem bem a atmosfera de cada cena. Por isso, o motel é vermelho e ainda tem o clássico neon embaixo da cama.

descarte 2

E então, gostou de saber mais sobre o filme? Muito bom ver uma animação brasileira que fala de uma cidade do nosso país, não é? Estamos realmente bem representados no mundo animado!

 

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form