PT | EN

Hoje você vai ver animação de um jeito que talvez nunca tenha imaginado. A história começa com o americano Mel Birnkrant, que trabalha construindo brinquedos (e sonhos!). Mas o que o fez famoso mesmo foi sua coleção gigante de personagens da Disney e dos quadrinhos estrelada, claro, pelo Mickey.

Mickey Fotógrafo

Olha o passarinho!

E foi por milagre, como ele mesmo diz, que a vida levou Mel a um homem chamado Charles Ponstingl. Charles é um escultor amador que começou no hobby aos 38 anos, em 1973. De lá pra cá ele já produziu mais de 200 caixas tridimendionais em homenagem aos nossos amados quadrinhos e desenhos animados.

Mickey em Fantasia

Quem não lembra deste episódio, "Fantasia"?!

O processo é sempre o mesmo, Charles pega um bloco de madeira maciça e começa a talhar. Assim o artista dá forma a personagens e cenas. Depois é só pintar e pronto, eis mais uma caixa repleta de magia.

As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo

Com detalhes perfeitos, as cenas de Charles ganham vida!

Nemo, Mutt and Jeff, Popeye, Recruta Zero, Gato Félix, Patolino, Pica Pau, Mickey, Pato Donald e Pateta são só alguns dos temas das obras de Charles.

Pedro e o Lobo

Pedro e o Lobo também foram tema de uma das peças

mistério – sim, tem mistério! – está na relação entre Charles e suas obras. Rotulado por alguns como briguento, o artesão não aceita sugestões ou pedidos e só talha o que quer. As cenas sempre trazem um certo caos. Os personagens são esculpidos no meio de alguma ação e não costumam estar posando como em uma fotografia.

Pato Donald

Até guerra foi tema para Charles

O resultado são peças cheias de graça capazes de prender a personalidade de seus personagens para todo o sempre. Algumas delas não são perfeitas, outras sim, mas todas são charmosas e claramente feitas com amor e dedicação.

Gato Félix

Como não podia deixar de ser, Gato Félix também ganhou espaço

E aí, já pensou ter uma beleza dessas na sua estante?