PT | EN

Quem é apaixonado por animação e conhece tudo sobre esse mundo fantástico sabe a grandeza da França no mercado.

AnimaMundi-FocoFranca

O Foco França foi a forma que encontramos para dar destaque ao país que mais produz filmes animados na Europa e o terceiro produtor mundial do gênero, depois dos Estados Unidos e Japão.

Nos últimos 10 anos de festival, 18 longas-metragens franceses foram lançados aqui, reunindo mais de um milhão de expectadores brasileiros. Nada disso é por acaso. O fortalecimento de um mercado profissional de animação pulsante, cuja qualidade é reconhecida no mundo todo, resultou em uma série de ações promovidas por diferentes setores. 

No Anima Mundi deste ano, selecionamos 42 filmes franceses. Contaremos também com mostras especiais de escolas renomadas: Supinfocom e Gobelins e da mega produtora Autor de Minuit. 

Para os cariocas amantes das produções francesas, no dia 13 de julho, no Maison de France (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – Centro, Rio de Janeiro), realizaremos exibições gratuitas de animações clássicas de 35 mm como:

O Planeta Selvagem, O Rei e o Pássaro, Bicicletas de Belleville. Já em São Paulo, esses longas serão mostrados à noite, ao ar livre, na Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo), nos dias 17, 18 e 19 de julho. 

Para agregar ainda mais o nosso Foco França, o francês Bastien Dubois é nosso convidado para dar Papo Animado e Masterclass, onde compartilhará com o público a maneira como usa as mais diversas técnicas de animação, das mais tradicionais às mais avançadas, para narras suas aventuras e retratar suas viagens. Ele também explicará como usa a tecnologia para aumentar a qualidade dos filmes, ganhar tempo… E se divertir bastante! 

O Foco França é uma realização conjunta da Embaixada Francesa no Brasil e Anima Mundi.

Au revoir!