PT | EN

Todo artista leva muito da sua experiência de vida para a arte que faz. E se uma das experiências fosse a engenharia mecânica? Pois é, não são muitos os animadores que iniciam suas carreiras como engenheiros mecânicos. Foi o caso do americano Chris Landreth. As suas raízes profissionais o ajudam a compreender melhor as “engrenagens” da animação e, assim, também da anatomia humana.

trabalho_chris-landrethfinal

O animador americano Chris Landreth vai ministrar a Masterclass Fazendo Rostos

Observando nosso corpo como uma máquina, o cara se especializou em deixar os movimentos de seus personagens o mais próximo possível da realidade. Não é por menos que ele dá aulas de animação facial em um curso chamado Making Faces (Fazendo Rostos). Esse também é o nome da Masterclass que ele vai ministrar no ANIMA MUNDI 2014.

O curso tem o objetivo de demonstrar como expressões faciais são capazes de evidenciar sentimentos complexos. Para isso, Chris parte da ideia de que somos naturalmente programados para reconhecer os mínimos detalhes do rosto humano. A Masterclass acontece no dia 31/07 entre 10h e 13h, na Fundição Progresso, que fica no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

NÃO DÁ PRA PERDER, NÉ? INSCREVA-SE E GARANTA SUA VAGA!

Chris começou a carreira animando na produtora Alias Inc. (hoje conhecida como Autodesk), onde criou seus primeiros curtas em computação gráfica, The End (1995) e Bingo (1998). Com uma narrativa que explora a psicologia e um visual fotorrealista das personagens, os curtas marcam as primeiras experiências dentro do que o diretor chama de “psicorrealismo”. É uma maneira de “expor o realismo da qualidade incrivelmente complexa, desarrumada, caótica, às vezes mundana, e sempre contraditória que chamamos de natureza humana”, explica Chris.

Ryan Larkin foi um animador que teve a história de sua vida contada em um curta documentário de animação

Ryan Larkin foi um animador que teve a história de sua vida contada em um curta documentário de animação dirigido por Chris Landreth

É de Chris Landreth o filme Ryan, ganhador do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 2004. No filme, ele conta a história de altos e baixos da vida do diretor Ryan Larkin em um documentário animado. Em seus outros filmes ele também explora os meandros e limites da natureza humana e da animação, como é o caso do sombrio The Spine (2009), em que mostra os paradoxos da codependência matrimonial. Tem também o bem-humorado Subconscious Password (2013), no qual monstra as limitações da memória humana. Seu próximo projeto será um longa-metragem baseado na vida do escritor de terror H.P. Lovecraft.

Assista abaixo ao trailer de Subconscious Password:

SERVIÇO

Masterclass Fazendo Rostos com Chris Landreth

Quando? 31/07  das 10h às 13h

Onde? Fundição Progresso, Lapa, Rio de Janeiro

Capacidade: 190 lugares