PT | EN

O segundo semestre do ano chegou e as novidades não param. Estão abertas as inscrições para os cursos do ANIMA MUNDI. São cinco cursos com vagas abertas para este período: Curso Básico Adulto, Curso Intensivo Básico, Curso Avançado Adulto, Curso de Storyboard e Curso de Stop Motion. Lembrando que, por enquanto, todos eles acontecem no Rio de Janeiro.

Curso Básico Adulto

O Curso Básico de Animação é para aquelas pessoas que têm interesse em começar a fazer animações, mas não tem prática nenhuma. O único pré-requisito é gostar de desenhar. O curso proporciona uma visão geral sobre o cinema de animação com aulas teóricas e exibição de filmes do acervo do festival. Os alunos também experimentam técnicas básicas de animação como desenho animado, animação de objetos e massinha.

Estão abertas as inscrições para os cursos do ANIMA MUNDI para o segundo semestre de 2014Estão abertas as inscrições para os cursos do ANIMA MUNDI para o segundo semestre de 2014

Estão abertas as inscrições para os cursos do ANIMA MUNDI para o segundo semestre de 2014

As aulas ficam por conta dos diretores Marcos Magalhães e Pâmela Peregrino. Marcos é cineasta de animação e um dos quatro diretores do Anima Mundi. Pâmela é professora de História e desenvolve curtas de animação desde 2011. Ganhou o 1° lugar no concurso de curta-metragens “Music on the road” da Deutsches Symphonie-Orchester (DSO), com a animação Partir (pintura a óleo sobre vidro).

O curso tem início em 01 de setembro e vai até 01 de outubro, sempre às segundas e quartas-feiras, com aulas à noite. Ao todo, são dez aulas, totalizando 30 horas. São vinte vagas disponíveis e podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos.

Curso Intensivo Básico

O Curso Intensivo Básico é semelhante ao Curso Básico Adulto. No entanto, ele é feito em apenas uma semana. Todo o conteúdo que tem em um, também tem no outro. A diferença está no tempo de duração e em quem ministra as aulas.

No caso do curso intensivo quem fica responsável pelas aulas é Aída Queiroz, outra diretora de nosso festival. Ela é formada pelo National Film Board of Canada e sócia da produtora carioca Campo 4 Desenhos Animados onde são produzidos comerciais, vinhetas, efeitos especiais, curtas-metragens entre outros trabalhos.

Confira a abertura da minissérie Divã, feita pela Campo 4:

O curso vai de 15 a 19 de setembro e tem carga horária total de 30 horas. São vinte vagas disponíveis e podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos.

Curso Avançado Adulto – Vagas esgotadas

O Curso Avançado Adulto é para aquelas pessoas que já têm alguma experiência em animação, seja por já ter feito o Curso Básico oferecido pelo Anima Mundi ou que possa demonstrar algum trabalho. Nele, os alunos aprendem a elaborar um story board, fazem estudo de personagens, planejamento de cenas, animação e finalização de um filme animado. Ao fim do curso, os participantes devem estar aptos para produzir uma animação em papel ou massa de modelar totalmente finalizada, incluindo trilha sonora.

As aulas serão ministradas por Cesar Coelho, outro dos quatro diretores do Anima Mundi. Cesar é diretor de animação formado pelo National Film Board of Canada. Ele também é sócio-proprietário da Campo 4 Desenhos Animados, onde trabalha junto com nossa outra diretora, Aída Queiroz. Dirigiu a abertura da minissérie Divã e co-dirigiu a abertura da novela Cordel Encantado.

abertura_cordel_encantado_06

Cesar Coelho é um dos diretores da abertura da novela Cordel Encantado, que é completamente animada

O curso, que tem 20 vagas disponíveis, tem data de início dia 09 de setembro, com término em 16 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras. Ao todo, são doze aulas, totalizando uma carga horária de 36 horas. Para participar do curso é necessário ter, pelo menos, 15 anos de idade.

Curso de Storyboard

Esse curso é exclusivamente dedicado a uma parte muito importante do processo de animação: o storyboard, uma ferramenta de planejamento e pré-visualização para qualquer tipo de filme, principalmente os animados. Um storyboard é a versão em desenhos do roteiro, contém todo o conceito visual de um filme, como o enquadramento, cortes e movimento de câmera, além de localizar os ambientes e inserir as personagens em cena. A proposta do curso é a iniciação no modo de fazer um storyboard e nas técnicas de linguagem cinematográfica.

O storyboard é uma das principais etapas da concepção de um filme

O storyboard é uma das principais etapas da concepção de um filme (foto do storyboard de Toy Story)

 

Quem vai ministrar as aulas é o artista de storyboard Tarso Pizzorno. Ele é artista conceitual e ilustrador, com experiência em storyboards para desenhos animados, filmes publicitários e longa-metragens. Considerado um dos principais artistas dessa ferramenta no mercado publicitário em todo o eixo Rio – São Paulo, e do chamado “Cinema Brasileiro da Retomada”.

O curso acontece entre os dias 03 e 06 de outubro, (de sexta a segunda). As quatro aulas totalizam uma carga horária de 16 horas. São disponibilizadas 20 vagas para pessoas com idade a partir de 15 anos.

Curso de Stop Motion

Stop motion é uma técnica muito usada para fazer filmes de animação. Nela, o animador fotografa objetos, quadro a quadro. Entre um e outro, ele muda um pouquinho a posição desses objetos e coloca as imagens em sequência. Quando projetadas, nosso cérebro tem a ilusão de movimento.

Esse curso tem como objetivo propiciar um contato mais profundo com a técnica para pessoas que já tenham alguma prática com animação. Os participantes vão experimentar cada etapa do processo de animação com stop motion, com a construção de um esqueleto articulado, e fazendo exercícios com equipamento de filmagem.

minhocas1

Minhocas é o primeiro longa de animação brasileiro feito em stop motion

As aulas ficam por conta de Pedro Iuá, animador freelancer e sócio diretor do estúdio Giroscópio Filmes. Pedro já trabalhou com 2D tradicional, areia, massa de modelar e até lagosta cozida (dá pra fazer animação com qualquer coisa, mesmo!). Ganhou diversos prêmios com seu primeiro curta-metragem, Sushi Man. Além disso, já lecionou Stop Motion no curso de pós graduação em Animação da PUC-Rio, desenvolveu e construiu os bonecos para o longa infantil Teca e Tuti e trabalhou nas animações da novela Meu Pedacinho de Chão.

O curso tem 20 vagas disponíveis para pessoas com idade a partir de 15 anos. Acontece entre 20 e 30 de outubro, sempre às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas. Serão oito aulas que totalizam 24 horas de carga horária total.

Agora é com você! Veja qual é o curso que mais você quer fazer e vem aprender com a gente! Para maiores dúvidas, pode entrar em contato através do e-mail: curso@animamundi.com.br ou pelo telefone (21) 2543 8860.