BLOG

Anima Mundi

Quem acompanha o Anima Mundi há algum tempo já conhece o Wesley Rodrigues. Várias de suas animações já foram exibidas em diferentes edições do nosso Festival e, claro, ele já marcou presença aqui no nosso blog. E nós voltamos a bater um papo com ele para saber como anda o seu trabalho e ver o que mudou desde a nossa última conversa.

02

O Wesley contou sobre seus projetos, um pouco do seu trabalho e deu dicas para quem quer começar nesse mercado. Confira a entrevista abaixo:

– Qual sua técnica preferida de animação?

Gosto de misturar técnicas, mas essencialmente meu trabalho é feito em animação 2D. A base para a animação que faço são desenhos que começam no papel e depois vão para o computador na fase de finalização.

– Você trabalha com um storyboard detalhado ou cria coisas novas à medida que vai animando?

Depende do projeto. Gosto de amadurecer as ideias desenhando. Utilizo o storyboard quando acho que já tenho uma ideia consolidada da cena, mas sempre vou mudando algumas coisas no processo. Tento sempre ficar atento para as coisas que posso aproveitar e descartar outras. Com frequência eu invento muitas coisas na animação que nem tinha imaginado no storyboard, e no final acaba saindo melhor do que se eu tivesse planejado. Penso que o processo deve ser orgânico e divertido para tudo poder funcionar.

– Quais são suas principais referências e inspirações na hora de começar um novo trabalho?

Não sei se começo com alguma referencia. Acho que a referencia vai aparecendo a  medida que vou mergulhando na criação. Tenho a tendência de ir encontrando coisas pelo caminho e penso como encaixar aquilo dentro do que estou criando. Tento ficar com o espirito aberto para saber como as coisas e situações a minha volta podem enriquecer o trabalho que estou fazendo no momento. Então nesse processo, leio vários livros ao mesmo tempo, assisto filmes, vou a alguns lugares para tirar fotos que podem ser uma referência. Desenho o dia inteiro para tentar tirar algo daí.

01

Em 2014, você nos contou que seu sonho era experimentar fazer um longa. Como está esse projeto?

Estou com uma ideia de longa. Mas fazer um longa é sempre muito trabalhoso. Exige muitos detalhes para que o primeiro passo seja dado. Mas vamos ver. Um dia sai.

– O que você está produzindo agora?

Estou fazendo animações para uma série e fazendo a animação de um curta. Também estou me dedicando a fazer algumas HQs curtas com as quais pretendo organizar uma exposição com as páginas originais. Estou fazendo desenhos para um possível curta e tentando, mesmo que de maneira lenta, ir desenvolvendo os concepts para o longa.

03

– Como o Anima Mundi contribuiu para a sua carreira?

No primeiro curta que fizemos não tínhamos ideia do que era fazer uma animação. Tudo foi acontecendo meio na doideira mesmo, íamos aprendendo enquanto estávamos fazendo. Por isso nossos esforços foram muito concentrados na produção. Quando estávamos ladeira abaixo na produção e sabíamos que não teria mais a possibilidade de voltar atrás, uma dúvida surgiu: como as pessoas iriam ver nosso filme depois que conseguíssemos acabar? “Vamos colocar no Festival Anima Mundi!” sugeriu alguém da equipe. Terminar o filme para passar no Anima Mundi foi nossa motivação. Ainda bem que fomos selecionados, do contrário teríamos ficado muito tristes. Quando saiu o resultado de que nosso primeiro filme havia sido selecionado, ficamos eufóricos e compramos pão de queijo e duas cervejas para comemorar. Se não tivéssemos juntado os amigos para fazer um filme e se não existisse o Anima Mundi para mostrar o filme, talvez hoje eu não seria um animador.

anos80

– Sua história de como aprendeu a animar é bem interessante. Alguma dica para quem está começando nesse mercado agora?

Não pense em mercado. Apenas comece, pare de inventar desculpas e mantenha-se concentrado no que está fazendo.

E aí, curtiu o papo? Se tiver mais perguntas para o Wesley, deixe aqui nos comentários. Indique também outros animadores que você gostaria de ver aqui no nosso blog. 😉

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form