BLOG

Anima Mundi

Um curta feito por estudantes e que venceu o Prêmio VES, da Visual Effects Society, por Efeitos Visuais Formidáveis em um Projeto de Estudante. Depois do Oscar, essa é a segunda premiação mais importante quando se fala de efeitos visuais. O que isso quer dizer? Que Natalis transborda talento! Uma produção em 3D que usa motion capture e rendering fotorealista tinha que ficar, de fato, impressionante.

Natalis

A ideia inicial era um tanto complexa, então a equipe teve que compactá-a e desenvolver os personagens de modo que eles funcionassem no filme 

Ele foi feito na Filmakademie Baden-Wuerttemberg por Danuel Brkovic e Jan-Marcel Kuehn, que, além de criarem um mundo animado espetacular, fizeram uma história à altura dos efeitos visuais. O filme é sobre EA – metade mulher, metade máquina -, que descobre uma estranha planta com folhas em forma de casulo. Só que o mais bizarro não é isso: dentro do casulo, existe um embrião humano que pode destruir o mundo inteiro. É até difícil de imaginar, não acha?

A equipe de seis estudantes trabalhou durante um ano e meio depois de Fexiz Mertikat, que acabou seguindo em outro projeto, ter tido a ideia original. Mas inspiração veio de outros lugares também, como de Blade Runner e Avatar. Coisa boa tinha que sair, não é?

Um dos maiores objetivos da equipe era aprender o máximo possível. Cada um dos integrantes tentou criar algo novo, tanto artística quanto tecnologicamente. Eles com certeza finalizaram o processo se sentindo realizados! A produção começou com rascunhos de storyboards, na tentativa de compactar a complexa história. Depois, teve início a animação: foram feitas prévias, os personagens passaram por processos constantes de substituição, foi feito o rendering, o rigging, a modelagem, a iluminação e assim por diante.

Um dos grandes desafios foi trabalhar com motion capture, uma técnica com a qual eles ainda não tinham muita experiência. Na verdade, segundo Brkovic, o visual realístico foi um desafio em todos os aspectos da produção. Imagina só criar um sistema muscular anatomicamente correto ou fazer um rendering especial dessas imagens. Foi necessário estudar e trabalhar muito, o que com certeza valeu a pena: os efeitos visuais, como o prêmio provou, ficaram incríveis!

natalis 2

Também foi a primeira vez da atriz em motion capture!

Essas criaturas foram criadas com base nos rascunhos de Felix!

Essas criaturas foram criadas com base nos rascunhos de Felix!

E então, já virou fã desses animadores? Estamos ansiosos para descobrir quais serão os próximos projetos deles, afinal, se os caras já são tão talentosos agora, imagina só daqui a alguns anos!

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form