BLOG

Anima Mundi

Rolou durante a última semana, lá na França, o Festival de Annecy, um dos maiores festivais de animação do mundo. E pelo segundo ano consecutivo deu Brasil na cabeça! É isso aí, o longa O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, saiu de lá com o Prêmio de Cristal, a maior premiação da festa. Se a gente lembrar da beleza que é o filme, pode dizer que a gente já sabia, né?

O longa de Alê Abreu concorreu na principal categoria do Festival de Annecy e saiu de lá com o Prêmio de Cristal

O longa de Alê Abreu concorreu na principal categoria do Festival de Annecy e saiu de lá com o Prêmio de Cristal

Como a gente disse aqui no blog, o Brasil invadiu as telas de Annecy. Foi a maior participação brasileira no festival. Nunca tantos filmes nossos tinham sido exibidos por lá. Além do campeão, fizeram parte da seleção oficial os longas Até que a Sbórnia Nos Separe de Otto Guerra e Ennio Torresan, e o documentário Luz Anima Ação, de Eduardo Calvet.

O animador Marcelo Marão esteve lá e relatou, em sua página no Facebook, a alegria de se sentir quase em casa em alguns espaços do festival. Veja o que ele escreveu:

“Eu sempre viajo pra um monte de lugares e tento aprender a falar a língua deles. Sempre fico um pouco deslocado por ser minoria. Este ano há essa diferença. Eu não sou minoria. Eu sou brasileiro. E esse ano tem brasileiro concorrendo em todas as categorias do evento. Curta, longa, filme pra TV, filme de estudante, projetos no mercado. Eu grito bem alto em português do outro andar do complexo do evento e uma pernambucana me responde lá de baixo. Eu entro na sala de cinema e tem alguém falando em português na cadeira de trás. Eu pergunto e ele responde que está participando da competição.”

Apesar de não sair com os prêmios, a seleção brasileira da animação também esteve em campo em outras duas categorias do Annecy. Boa Noite Martha, de Vivian Altman Eberhard concorreu como Filme para TV e Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque, disputou como Melhor Filme de Graduação.

Boa Noite Martha concorreu na Categoria Filmes para TV

Boa Noite Martha concorreu na categoria Filmes para TV

Além das competições e mostra, o Brasil pediu passagem com a participação de Carlos Saldanha. O diretor de Rio e Rio 2 teve um bate-papo com a galera do Annecy para falar do processo de criação da sequência do filme Rio, que estreou em abril deste ano.

O festival também foi marcado pela exibição de um documentário sobre os Estúdios Ghibli, onde o diretor Hayao Miyazaki fez história com seus filmes. Disney e Pixar também aproveitaram o festival para mostrar as primeiras imagens de seu mais novo longa, que vai se chamar Inside Out.

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form