PT | EN

Mantendo a estreita relação do ANIMA MUNDI com o estúdio-escola National Film Board of Canada (NFB), vamos receber para mais um Papo Animado as animadoras Wendy Tilby e Amanda Forbis. A dupla tem uma Palma de Ouro e duas indicações ao Oscar na bagagem, além de centenas de outros prêmios internacionais, como o Grand Prix do Festival de Annecy.

A dupla tem uma Palma de Ouro e duas indicações ao Oscar na bagagem

Nas horas vagas, Wendy Tilby e Amanda Forbis se dedicam a filmes publicitários

O primeiro encontro de Wendy Tilby e Amanda Forbis foi durante a faculdade de cinema, onde as duas canadenses tomaram gosto pela linguagem de animação. Com talentos inegáveis, ambas ingressaram no respeitado NFB. Tilby dirigiu “Strings“, em 1991, e Forbis, “The Reluctant Deckhand“, quatro anos depois. Mas foi em 1999 que a vida das duas se uniu de vez.

Primeiro projeto em da dupla, "When the Day Breaks" recebeu 30 prêmios, entre os quais o Grand Prix no Festival de Annecy e a Palma de Ouro em Cannes

Primeiro projeto em da dupla, “When the Day Breaks” recebeu 30 prêmios, entre os quais o Grand Prix no Festival de Annecy e a Palma de Ouro em Cannes

Naquele ano, “When the Day Breaks“, primeiro projeto em parceria da dupla, recebeu 30 prêmios internacionais, além de uma indicação ao Oscar de Melhor Curta-metragem. O filme foi feito a partir da técnica de desenho e pintura sobre fotografias.

Em "Wild Life",  personagem principal é um homem aristocrata que, sustentado pela família, vai tentar a sorte no Canadá

Em “Wild Life”, personagem principal é um homem aristocrata que, sustentado pela família, vai tentar a sorte no Canadá

Em 2012, após longos anos de trabalho, Tilby e Forbis lançaram o curta “Wild Life“. O trabalho teve as imagens pintadas artesanalmente, rendendo mais uma indicação ao Oscar e premiado no Festival Internacional de Animação de Ottawa. O filme é uma mistura de documentário naturalista e western, que aborda o tema da ocupação do Oeste canadense no início do século XX.

Sintetizando o trabalho da dupla, Tilby diz: “Nós duas somos atraídas por histórias agridoces, histórias que abarcam qualidades que se opõem, como, por exemplo, a comédia e a tragédia.

ANIMA MUNDI 2013

Rio de Janeiro

De 2 a 11 de agosto

Fundição Progresso
– Rua dos Arcos, 24 – Centro

Sala 1 – 880 lugares | Sala 2 – 233 lugares | Sala 3 – 108 lugares

Horário de funcionamento: 10h às 21h

Ingresso: R$ 10,00 (meia entrada: R$ 5,00)