PT | EN

BLOG

Anima Mundi

A produção do documentário Luz, Anima, Ação” está ajudando a recuperar boa parte da história da animação brasileira. O projeto, dirigido por Eduardo Calvet e com lançamento marcado para edição 2013 do Anima Mundi, conseguiu restaurar um trecho de um episódio da animação “As Aventuras de Virgulino“, criada em 1930 pelo caricaturista Luiz .

"As Aventuras de Virgulino" (Luis Sá)

Diferente de outras histórias da época, “As Aventuras de Virgulino” trazia um bandido como personagem principal

 

Os rolos com os filmes foram dados como perdidos depois que o artista foi impedido pelo governo de Getúlio Vargas de apresentar a criação para os estúdios Walt Disney, em 1941. Desacreditado, Luiz vendeu toda sua produção para uma loja de projetores, que distribuiu os rolos como brindes para os clientes. Apenas em 1970 parte de um dos episódios da série, “Virgulino Apanha”, foi encontrada pelo colecionador e também animador José Luiz Parrot em um pedaço de filme já bastante deteriorado.


Veja o trailer acima!

 

Durante a pesquisa do documentário “Luz, Anima, Ação” o trecho da obra foi totalmente restaurado. A criação de Luiz Sá, como muitas da mesma época, traz personagens animais com traços humanizados, como o clássico Gato Felix, criado em 1919. O artista também é o responsável pelo famoso “Bonequinho“, publicado desde 1938.

 

O longa de Eduardo Calvet fará um apanhado geral do gênero no Brasil, desde a primeira animação criada em 1917, chamada “O Kaiser“, até o boom mundial das animações de Carlos Saldanha, como a série “Era do Gelo” e “Rio”. Além dele, outros grandes nomes também foram ouvidos, como Maurício de Souza, Otto Guerra e Chico Liberato, que relatam suas experiências no mercado e dão um panorama atual da produção brasileira.

Carlos Saldanha é um dos diretos entrevistados no documentário "Luz, Anima, Ação"

Prestes a lançar o longa “Rio 2″, Carlos Saldanha é o mais bem sucedido diretor brasileiro em Hollywood

Então, fiquem ligados! “Luz, Anima, Ação!” será apresentado ao público pela primeira vez na 21ª edição do Anima Mundi. O festival aporta no Rio de Janeiro entre 2 e 8 de Agosto e em São Paulo entre os dias 14 e 18 do mesmo mês!

LUZ, ANIMA, AÇÃO!

Rio de Janeiro
Sex, 02/08, 20h, Fundição Progresso (sala 2)
Seg, 05/08, 20h, Odeon
Qua, 07/08, 17h, Oi Futuro Ipanema

São Paulo
Qua, 14/08, 16h30, Espaço Itaú Augusta (sala 3)

Ingressos: R$10 inteira | R$5 meia

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form