PT | EN

Quem acha que em outubro só tem dia das crianças está muito enganado. É nesse mês que se comemora o Dia Internacional da Animação, sempre no dia 28.

Dia Internacional da Animação

Foi justo nesse dia que, em 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção de seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O evento marcou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. E tudo isso ainda três anos antes da invenção do cinematógrafo.

Veja aqui onde os filmes serão exibidos em sua cidade

E para comemorar a data, todo dia 28 acontece uma grande mostra simultânea em 320 cidades brasileiras e em mais 30 países como França, Rússia, EUA, Índia, Portugal, Egito e Austrália. Trata-se do maior evento do gênero do mundo.

No Brasil a festa fica por conta da ABCA. Centenas de cidades integrarão essa grande mostra que exibirá curtas-metragens nacionais e estrangeiros. O evento também trará filmes com áudio descrição e legendagem, o que possibilita a participação de portadores de deficiência visual e auditiva.

Alguns filmes já classificados para o evento também estiveram no ANIMA MUNDI. “Cafeka”, de Porto Alegre, o paulista “Linear” e o curta carioca “O Rei Gastão” são alguns exemplos.

Cafeka

Cena de Cafeka, de Natália Cristine

No site oficial do DIA você pode conferir onde os filmes serão exibidos em sua cidade. Pra conferir todos os filmes no programa, basta clicar aqui. E pra ficar sempre por dentro, vale também seguir o DIA no Facebook e Twitter.