PT | EN

Para quem ainda não conhece e também para os fãs de carteirinha é sempre bom saber as categorias em que são divididos os filmes do ANIMA MUNDI para fazer a sua programação. Afinal, ao todo são dez categorias: o suficiente para até os mais Animaníacos se confundirem!

A inclusão de uma animação em uma determinada categoria é feita pelo festival, durante o processo de pré-seleção. Todos os filmes são vistos por pelo menos três dos quatro diretores do festival, e analisados para conferir em que categoria serão melhor apreciados pelo público.

Sessão ANIMA MUNDI 2011

Sessão com performance da artista Miwa Matreyek, no ANIMA MUNDI do ano passado

Assim as sessões do festival vão sendo montadas. A seguir um pouco sobre cada uma das categorias:

As competitivas são as que dão premiação. Elas são cinco:

  • Curtas: filmes de até 30 minutos, de qualquer nacionalidade. São para o público em geral, sem restrições. As sessões são sempre legendadas;

  • Curtas Infantis: curtas-metragens direcionadas para as crianças, mas não há nada que impeça que pessoas de todas as idades os apreciem. As animações vêm do mundo todo, e os filmes são dublados – sempre que necessário e possível tecnicamente.

  • Longas adultos: longas-metragens, ou seja filmes de no mínimo sessenta minutos, de qualquer nacionalidade e com foco no público maior de 18 anos. As sessões são legendadas;

  • Longas Infantis: longas-metragens de qualquer nacionalidade, direcionados para o público infantil. As sessões são dubladas, sempre que necessário e possível tecnicamente.

  • Portifólio: filmes produzidos sob encomenda, para peças de publicidade, videoclipes, institucionais ou sequências de efeitos especiais realizadas para longas-metragens.

 

As não competitivas, como o próprio nome sugere, não incluem premiação. Também são  cinco:

  • Panorama: curtas-metragens que se destacam por sua qualidade diferenciada com propostas inovadoras, ousadas ou que representam tendências da animação mundial.

  • Animação em curso: curtas-metragens realizados por estudantes de cursos profissionais de animação em universidades, escolas e oficinas;

  • Galeria: curtas-metragens experimentais ou com propostas estéticas semelhantes à de uma instalação artística, assistidos num ambiente similar à uma galeria de arte;

  • Longa Panorama: filmes de no mínimo sessenta minutos convidados a participar do festival fora da competição.

Futuro Animador: animações feitas por crianças, adolescentes ou adultos que têm a sua primeira experiência em cursos não profissionais de animação.

Cartaz oficial do ANIMA MUNDI 2012

Venha conhecer o melhor da animação mundial!

E aí, já fez sua programação?