BLOG

Anima Mundi

Um monte de programadores está, nesse momento, em um escritório sentado em frente a um computador tentando achar um jeito de melhorar nossa qualidade de vida com o uso de tecnologia. Para nossa sorte, algumas ideias são para nosso diversão! A gente sabe que, quanto mais avançada a tecnologia, mais coisas se tornam possíveis. E isso pode significar maior variedade de técnicas e possibilidades gráficas para o que a gente mais gosta: animação!

De olho no futuro, mas com um pé no passado, um trabalho começou a ser desenvolvido em 2013. De um lado a tecnologia e todas as coisas que os aparatos mais modernos possibilitam na criação. Do outro, um grande artista, responsável por personagens que, até hoje, povoam nossas mentes e nossos corações.

Um projeto da Google convidou o mestre da animação Glen Keane para um desafio tecnológico

Um projeto da Google convidou o mestre da animação Glen Keane para um desafio tecnológico

Estamos falando de um projeto da Google, que convidou Glen Keane, ex-criador da Disney e outros animadores para uma experiência com uma nova ferramenta para dispositivos móveis. O projeto se chama Spotlight Series. Nele, os animadores convidados encaram o desafio de realizar seus trabalhos de criação em telas de celulares.

O resultado do trabalho de Glen Keane, que costuma trabalhar com técnica de desenho sobre o papel foi um curta lançado em uma conferência com desenvolvedores da Google, no final do mês de junho. Você pode ver Duet clicando no link abaixo:

O curta de Keane é o primeiro da série feito com a técnica de desenho sobre papel. Cada curta da Spotlight Stories tem o objetivo de criar uma experiência de narrativa interativa, tendência que promete revolucionar o mercado do cinema em geral. Pelo menos tem muita gente boa acreditando nisso. Mas quem é esse cara, tão importante a ponto de ser convidado da Google para um projeto tão inovador?

Keane é um artista americano, responsável por alguns dos mais famosos personagens dos estúdios Disney. Lá, foi responsável pela criação de Ariel de A Pequena Sereia, Aladdin, Fera de A Bela e a Fera e Tarzan. Em 2013, o artista foi nomeado uma das Lendas da Disney.

Personagens famosos de animações da Disney foram concebidos pelas mãos de Glen Keane

Personagens famosos de animações da Disney foram concebidos pelas mãos de Glen Keane

Keane começou seus trabalhos nos estúdios Disney desenhando os personagens Bernardo e Bianca, do filme que leva o nome dos personagens. Seu último trabalho foi no longa Enrolados, lançado em 2010,  no qual foi responsável pelo desenho de Rapunzel. Ele entraria como diretor do longa, mas precisou se afastar por conta de um problema de saúde.

Em 2012, depois de 37 anos , Glen Keane deixou a Disney. Em sua carta de despedida escreveu: “Estou convencido de que a animação é a forma final de nosso tempo com novos territórios infinitos para explorar. Não posso resistir ao seu canto de sereia para sair e descobri-los”. No ano seguinte, se juntou ao projeto que deu origem a Duet.

Almas inquietas nos encantam. Longa a vida à animação autoral! Longa vida a Glen Keane!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form