PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Diferente do que muita gente pensa, desenho animado é apenas uma das infinitas maneiras de se fazer uma animação. Mas também não é apenas mais uma técnica. É a mais antiga e, mesmo com o advento dos computadores, continua popular. O ANIMA MUNDI sempre oferece uma oficina de desenho animado, e esse ano não será diferente.

Nessa forma de animação cada quadro é desenhado à mão. Antigamente, os desenhos eram transferidos para folhas de acetato – uma espécie de plástico transparente – e depois estas eram posicionadas sobre um fundo já preparado para serem fotografadas, um por vez. Hoje podemos fazer tudo isso com a ajuda do computador, menos a parte do desenho, que ainda depende do talento humano. O acetato foi extinto, mas o lápis e o papel ainda não!

Oficina de desenho animado

Muita gente já participou dessa oficina, esperamos você!

O Rei Leão (1994) é um exemplo de desenho animado. Oito anos depois de lançado, a história que apresentou Simba ao mundo ainda tem o título de maior bilheteria entre os filmes feitos com essa técnica.

Haja apontador!

E como todas as técnicas de animação, esta também demanda muito suor e paciência. Usando o padrão de 24 quadros por segundo, por exemplo, um filme de 10 minutos demanda 14.400 desenhos. Para um longa, então, seriam necessários 129.600 desenhos!

Na oficina, cada participante terá meia hora e/ou 12 folhas para fazer sua animação. As ilustrações são feitas em mesas de luz, um sobre o outro, usando papéis furados sobre pinos de registro, dessa forma fica mais fácil não se perder no meio de tantos desenhos. E não precisa ser desenhista pra participar, todos são bem-vindos!

É só chegar no Casa França Brasil, no Rio, durante o ANIMA MUNDI. A idade mínima é 10 anos!

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form