BLOG

Anima Mundi

O animador estoniano Priit Pärn já pode ser considerado um veterano do ANIMA MUNDI. Sua primeira participação foi em 1999, em uma Retrospectiva Estoniana. Dez anos depois retornou para participar do Papo Animado da edição de 2009, que lotou as salas no Rio e em São Paulo, e em 2011 foi o responsável pelas ilustrações e a vinheta animada do Festival. Um animador tão querido pelo ANIMA deve ter uma carreira no mínimo interessante, certo?

Priit Pärn e sua esposa, Olga.

Priit tem uma história de vida única e bastante curiosa. Ele veio da Estônia, um país que foi controlado pela União Soviética até o início dos anos 90, obtendo sua independência apenas em 1992. Viver nesse regime não foi fácil, mas a resposta que ele encontrou para o contexto em que vivia foi criar animações originais, com um humor afiado e uma estética singular. “Quando se vive em um regime autoritário, é preciso ser criativo para afirmar sua individualidade, e o humor absurdista de meus trabalhos foi a forma que encontrei para fugir da uniformidade”, afirmou no Papo Animado de 2009.

Quadro do filme "Divers In The Rain"

E pra quem está achando que Priit sempre foi animador, pense novamente! Até os 28 anos ele era um biólogo especializado em botânica. Sua carreira tomou um novo rumo quando foi convidado por Rein Raamat para ajudar em seu filme, “Kilplased” (1974). Já com 31 anos, Pärn lançou seu primeiro filme, “Kas maakera on ümmargune?” (“A Terra é Redonda?”):

Depois disso vieram muitas outras animações que renderam a ele prêmios de instituições como a International Animated Film Association e a KROK International Animated Film Festival, além de outras 76 condecorações. Para os fãs de cinema, seu filme “1895” é uma verdadeira viagem sobre as origens dessa arte através da história dos irmãos Lumière:

E é como dizem, por trás de um grande homem sempre existe uma grande mulher! Priit e sua esposa, Olga Pärn, costumam fazer parcerias que rendem animações incríveis! Além da premiadíssima animação “Divers In The Rain”, de 2010, a vinheta do ANIMA MUNDI 2011 também foi um dos frutos dessa união. Confira abaixo:

Seu arcabouço criativo não está limitado somente a filmes. Priit já fez comerciais premiados em Cannes e atualmente dá aulas na Estonian Academy of Arts. Quem aí não gostaria de ter um professor como ele?

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form