BLOG

Anima Mundi

Solipsismo é uma corrente filosófica registrada pela primeira vez nos textos do grego Gorgias (483 – 375 a.C.). Sua base é a negação de tudo que não seja experiência do indivíduo. Ou seja, para um solipsista só é possível acreditar em algo que se experimenta, como um ceticismo exacerbado.

Solipsist é um curta-metragem recheado de pscicodelia. Solipsist é um curta-metragem recheado de pscicodelia.

Solipsist é um curta-metragem recheado de pscicodelia.

Parece que esse pensamento inspirou o diretor Andrew Huang para realizar seu “surta-metragem” Solipsist. A animação participou da edição de 2013 do Anima Mundi. Trata-se de um filme que preza a experiência estética. Como uma obra de arte, ele pode provocar as mais variadas sensações em quem o vê e, dessa forma, nos ajuda a compreender o mundo que nos cerca.

Solipsist é um curta psicodélico sobre seres de outro mundo. O diretor mistura computação gráfica com modelos em live action, além de bonecos manipulados ao vivo para montar cenas onde os corpos e mentes dos personagens convergem para formar uma entidade. A experiência não-narrativa tem a função de conduzir os espectadores em uma viagem onírica e hipnótica. Além de provocar sensações diversas, como calma ou confusão.

Assista ao filme para experimentar um pouco dessa viagem: 

Andrew Huang se envolveu com arte e tecnologia ainda na adolescência, quando já produzia algumas coisas em casa mesmo. Ainda nos primeiros anos do Youtube, o americano usou a plataforma para publicar Doll Face. O filme foi um sucesso e levou JJ Abrams – famoso roteirista responsável pela série Lost – a conhecer seu trabalho. “Ele me chamou até lá e disse: ‘Você deveria dirigir’. Recebi uma onda de encorajamento”, revela o diretor.

O vídeo está em inglês, mas tem legenda disponível, é só ativar:

No mesmo ano que lançou Solipsist, Huang foi responsável pela direção do videoclipe da música Mutual Core, da cantora Bjork, conhecida por sua excentricidade. No clipe, o diretor explora elementos já usados em seu curta. O conceito é bem parecido, mas desta vez a terra é o elemento central. Confira o clipe da música logo abaixo.

Confira o clipe da música logo abaixo:

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form