PT | EN

Chegou e passou! Um dos dias mais animados do ano: o Dia Internacional da Animação! É isso mesmo, o mundo animado tem um dia só seu, para comemorar sua história do jeito que a gente gosta: com muita animação.  É claro que, para nós, essa é uma data muitíssimo especial, então não poderíamos deixar de celebrar.  E tem algum jeito melhor de passar por ela do que assistindo a várias animações?

Nesse incrível dia e, na verdade, durante toda a semana, animaníacos do mundo inteiro vão se juntar em uma super mostra, que acontece em 51 países! No Brasil, a animação vai se espalhar por 230 cidades, graças à Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), à Petrobrás, a centros culturais, prefeituras, entidades, profissionais do meio e diversas mídias. O evento foi criado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e está desembarcando no Brasil pela 11ª vez!

Você sabe o porquê dessa data ter sido escolhida para celebrar um dia assim, tão importante? Em 28 de Outubro de 1892Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico, em Paris. E sabe do que mais? Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas!

Emile

Foi Émile que inventou o Praxinoscópio !

No Brasil, vão rolar mostras de curtas nacionais e internacionais, além de sessões para deficientes visuais e auditivos, oficinas, palestras e exposições, por uma semana! E, no próprio dia 28, às 19h30, você pode conferir exibições em mais de 240 cidades, de graça! É o maior evento simultâneo de animação do mundo e promete espalhar o cinema animado pelos quatro cantos do planeta.

Para nós da produção do evento, o Dia Internacional da Animação é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil de ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra. Participam desde cidades com menos de 3 mil habitantes até cidades com milhões de habitantes, exibindo esta  programação  especial. A produção do DIA é uma grande família; são milhares de pessoas em todo o país trabalhando para que o evento aconteça. E em nossa opinião esta é a alma do DIA: esta união, saber que todos fazem parte dessa rede”.

Um dos grandes destaques desse ano é a animação brasileira Frivolitá, feita em 1930 por Luiz Seel. Sabemos que o filme é um tanto antigo, afinal, já tem 84 anos de história! Mas, por incrível que pareça, ele é inédito! O curta esteve perdido por décadas e, para a nossa sorte, foi restaurado em 2013. De acordo com Marcelo Marão,  Frivolitá

tem apenas três minutos e foi animado em técnica tradicional 2D, desenhado no papel e finalizado em acetato, filmado com truca, montado na moviola e finalizado em película”.

luiz seel

Luiz Seel também fez Macaco Feio, Macaco bonito (1929), com um estilo de desenho que lembra os dos americanos Max e David Fleischer

Não vai perder uma comemoração  tão especial assim, não é? Você pode conferir animações feitas à mão, de massinha, com computação, em stop motion, de areia e mais! O júri de seleção foi composto por Alexandre Dubiela, Nara NormandeSérgio Nesteriuk, Márcia Deretti e Paulo Muppet . Já a curadoria da Mostra Internacional ficou nas mãos dos diretores Nara Normande , Diego Akel , Sávio Leite  e Marcelo Marão . Olha que equipe! Sucesso garantido!

Para acompanhar o evento, aproveita que ele tem facebook, twitter e um site com toda a programação!