PT | EN

Dizem que tudo que é bom passa rápido. E você o que acha disso? Ou melhor, o que achou do Circuito Anima Mundi BH 2014? Foram cinco dias de muita animação, com tudo o que se tem direito: Longas, Curtas, Mostras Especiais, Masterclass e Estúdio Aberto! E então, conseguimos animar muito a sua semana?

Circuito Anima Mundi BH 2014

Esse foi o 5º ano do Circuito Anima Mundi em Belo Horizonte! Foto: André de Virgiliis

A sessão de abertura foi um sucesso! Quem disse que terça feira à noite não pode ser divertida? Sete curtas animados reuniram uma porção de animaníacos embaixo do céu estrelado de Belo Horizonte, em uma noite colorida pelas animações e pelos animaníacos. Famílias, grupos de amigos e namorados, com sorrisos, gargalhadas e comentários animados, encheram a Praça da Liberdade de muita animação e fizeram disso um super programa!

Circuito Anima Mudni BH 2014

A Sessão de Abertura aconteceu na Praça da Liberdade, com projeções ao ar livre. Foto: André de Virgiliis

 

Circuito Anima Mundi BH 2014

Marcos Magalhães, um dos fundadores e diretores do Anima Mundi, apresentou a Sessão de Abertura

E nos outros dias, todo mundo conseguiu conferir os filmes animados? Tivemos histórias malucas, tristes e românticas, várias técnicas diferentes, artistas super renomados e produções que já ganharam vários prêmios. As animações vieram de todos os cantos do mundo: passaram por Belo Horizonte filmes brasileiros, como Guida, argentinos, que nem Padre, europeus, asiáticos, norte-americanos e tudo o que se pode imaginar. É bem capaz de alguém ter arranjado um novo filme preferido!

Mas além de terem se apaixonado por novos filmes, apostamos que os animaníacos foram conquistados por um lugar em especial. Alguém aí já está planejando uma viagem para a Suíça? As animações desse pequeno e lindo país fizeram muito sucesso por aqui, ganhando muitos fãs que ficaram impressionados com todas as técnicas e histórias diferentes. Os animadores suíços pintaram nosso Itinerante de vermelho e branco e mostraram a grande riqueza animada das suas terras!

Circuito Anima Mundi BH 2014

Pela nossa tela, passaram quase 100 filmes animados! Foto: André de Virgiliis

Quanto às crianças, esperamos ter ganhado novos fãs e, possivelmente, futuros animadores! Nossas sessões infantis ficaram cheias de animação, tudo graças aos pequenos animaníacos, que também não perderam a comKids. Esperamos que tenham sido envolvidos por lindas e criativas histórias e encantados por tantas técnicas diferentes, mergulhando no incrível universo animado.

Circuito Anima Mundi BH 2014

Para animar as crianças, tivemos duas Sessões Infantis, a comKids, alguns longas e as oficinas do Estúdio Aberto! Foto: André de Virgiliis

Agora vamos falar de prática: no nosso Estúdio Aberto, tivemos criações dignas de prêmios. Os animaníacos arrasaram no Pixilation, na Massinha, no Desenho Animado e no Zootrópio. Quem aí tá pensando em virar animador, é a hora de investir. Começaram bem! Foram feitos incríveis stop motions, bonecos de massinha lindíssimos e histórias que transbordam criatividade. E por pessoas de todas as idades, que se misturaram e contagiaram o evento todo com sua animação.

Circuito Anima Mundi BH 2014

Os filmes feitos nas oficinas vão estar disponíveis para download no nosso site! Foto: André de Virgiliis

 

Circuito Anima Mundi BH 2014

Na oficina de Pixilation, os participantes posam para uma sequência de fotos, que, quando unidas, formam um super filme em stop motion! Foto: André de Virgiliis

 

Circuito Anima Mundi BH 2014

Na Oficina de Desenho Animado, os filmes também são em stop motion, mas são montados a partir de desenhos feitos pelos próprios participantes! Foto: André de Virgiliis

Mas sabemos que os animaníacos não aprenderam apenas nas nossas oficinas, afinal, tivemos a honra de receber Regina Pessoa para uma Masterclass! Ela ensinou tantas coisas bacanas sobre seu processo criativo, desde a construção dos temas até a criação de técnicas únicas que ela usa com tanto talento. Foi uma verdadeira inspiração para futuros animadores, um grande aprendizado para quem já anima e uma experiência inesquecível para quem é fã.

Circuito Anima Mundi BH 2014

História Trágica com Final Feliz é o 2º filme de uma espécie de trilogia sobre a infância feita por Regina Pessoa. Foto: André de Virgiliis

 

Circuito Anima Mundi BH 2014

Regina Pessoa desenvolveu técnicas muito especiais, como a gravura em placa de gesso e a gravura digital, mas, para a produção de seu último filme, usou também, pela primeira, vez técnicas digitais. Foto: André de Virgiliis

Depois de tanta animação, é hora de descansar e relembrar de tudo o que viram e aprenderam durante o Circuito Anima Mundi. Esperamos que todos tenham aproveitado demais! Ficamos muito felizes em poder levar muita animação para cada vez mais lugares!