PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Animações feitas para crianças são bastante comuns. Talvez porque elas aceitem e mergulhem mais que os adultos nos mundos criados por essa arte em que tudo é possível. Mas a diretora Sarah Cox foi além. Ela, uma inglesa na faixa dos quarenta, fez uma animação em parceria com 34 mil crianças de cinco a treze anos, de toda a Inglaterra.

Logo The Tate Movie Project

Logo do projeto escrito por crianças

O filme de trinta minutos foi intitulado The Itch of the Golden Nit (A Coceira da Lêndea Dourada). A ideia que originou o filme veio do The Tate Movie Project, uma parceria do prestigiado Tate Museum com o estúdio Aardman Animations, que produziu os filmes A Fuga das Galinhas (2000) e Por Água Abaixo (2006), entre outros.

Crianças Sarah Cox

As treze crianças que desenharam os personagens principais do filme

As crianças puderam participar de duas formas. No site oficial (http://www.tatemovie.co.uk) elas podiam enviar desenhos, ideias, frases, roteiros completos, sons ou músicas. A liberdade é total no site, você pode enviar o que bem entender.

Mas a relação com as crianças foi além do mundo virtual. Nove mil delas entraram em contato com o projeto de outra forma: através de workshops realizados em um caminhão que foi transformado em estúdio de animação. Ele passou por 55 cidades ao longo do país apresentando o mundo da animação a todas essas crianças. Outros workshops foram realizados nos museus Tate, eles levaram o público mirim para assistir às exposições e depois participar de oficinas de desenho e roteiro.

Um dos workshops realizados em 55 localidades diferentes em toda a Inglaterra

Todos os desenhos do filme foram feitos por crianças. Da grama do cenário aos personagens principais. Os artistas da Aardman apenas os animaram e deram um certo “polimento”, como eles mesmos falam no making of que pode ser visto a seguir:

Até os sons e as músicas foram produzidos por meninos e meninas de até 15 anos. O compositor John Browne esteve presente nos workshops gerando sons com os pequenos artistas. Além disso, a orquestra responsável pela trilha sonora era infantil: a National Youth Orchestra of Great Britain.

Tudo isso tornou The Itch of the Golden Nit um projeto pioneiro. Nunca havia sido produzida uma animação que envolvesse tantas crianças e profissionais da área criando em simbiose. O curta-metragem entrou para o Guinness como a animação com mais contribuições individuais do mundo. De quebra, ganhou o Bafta na categoria de Interatividade, em 2011.

National Youth Orchestra of Great Britain

Integrantes da National Youth Orchestra of Great Britain, que foi responsável pelas músicas do curta

O filme foi exibido no canal inglês BBC que patrocinou o projeto, e agora chega ao ANIMA MUNDI, na categoria Curta-metragem infantil. Confira as sessões e também pinte o sete nas oficinas de animação do festival!

Beryl

Desenho da personagem Beryl do filme The Itch of The Golden Nit

Para quem gostou, vale a pena dar uma olhada no Futuro Animador, uma das categorias do ANIMA MUNDI. Nela, são selecionados os melhores filmes feitos por crianças e adolescentes.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form