BLOG

Anima Mundi

Chegou o dia mais assustador do ano! Afinal, dizem que, no Halloween, todas as terríveis lendas sobre mortos, espíritos, bruxas e monstros podem virar realidade… Mas, aqui no Anima Mundi, a gente gosta mesmo é de animação, então, pra entrar no clima de fantasias bizarras e doces ou travessuras, que tal relembrar alguns filmes animados de terror que passaram pelo nosso festival esse ano?

Tim Burton

A Noiva Cadáver não esteve no Anima Mundi 2014, mas é, com certeza, uma das animações de terror mais famosas de todos os tempos!

Primeiro, vamos começar pelo vencedor de Melhor Longa-Metragem: O Apóstolo! Esse filme com certeza deixou algumas pessoas sem dormir… A história se passa em uma vila isolada e sinistra da Galícia, uma região espanhola muito antiga. É para lá que Ramón vai, depois de fugir da prisão, em busca de um tesouro escondido. Mal sabia ele que, naquele povoado, as lendas galegas mais terríveis se tornavam realidade.

Logo, a vida de Ramón começa a ser envolvida por desaparecimentos, pessoas sinistras e fantasmas. Os moradores da vila podem nunca deixá-lo sair. Talvez eles precisem das almas dos forasteiros para sobreviver…

O mundo sinistro e sombrio de O Apóstolo, criado pelo diretor Fernando Cortizo, foi até mesmo comparado às obras de Agatha Christie, Hitchcock e do mestre da animação de terror: o ilustre Tim Burton!

Da Europa, saiu outra animação de terror: Liebling, um curta polonês e alemão da animadora Izabela Plucinska. Ele nos envolve em uma atmosfera confusa e perturbadora, na qual uma mulher se sente presa em uma espécie de labirinto do medo. Ao acordar de um sonho, ela vê um estranho em sua cama, que diz ser seu marido. Uma história sobre perda, intimidade, alienação, desespero, mas também esperança.

Da Supinfocom, uma super escola francesa, desembarcou um curta bastante perturbador, que com certeza não vai sair da sua cabeça tão rápido! Em Catharsis, um homem tem um trabalho de escritório insignificante e parece viver a vida reprimido e insatisfeito. Mas, um dia, seus desejos mais ocultos e violentos vêm à tona, quando, de dentro dele, começa a se formar um monstro.

A Estônia mostrou que também entende de histórias assombradas. Inspirado em um conto folclórico antigo do povo siberiano Chukchi, Priit Tender criou uma história mais que bizarra. Em O Criador de Vermes, um homem decide matar sua mulher por que ela não podia ter filhos, mas ele planeja o assassinato de um modo completamente inimaginável: para executar seu plano, o cara constrói uma casa de pedra onde começa a criar vermes. Você consegue imaginar os terrores que saem de lá?

Agora que tal viajarmos de volta para o Brasil? Daqui, saiu Apanhadores de Sonhos, um filme de Gabriel Moura Santana Freire sobre os terrores das nossas noites. O apanhador de sonhos de Alice não funciona e ela não quer arriscar ter pesadelos. Por isso, tenta passar a madrugada inteira acordada, mas o único jeito de botar um ponto final nisso é enfrentar seu monstro cara a cara.

Gabriel Moura Freire

No festival Animaldiçoados, o curta ganhou Melhor Animaldiçoado Brasileiro, pelo Júri Popular!

E então, já entrou no clima do Halloween? O melhor para fazer agora é se inspirar nessas incríveis animações, colocar uma fantasia bem assustadora e sair para aproveitar essa noite mística!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form