PT | EN

BLOG

Anima Mundi

BLOG

Anima Mundi

Animação e Tecnologia marcam presença no #FestivalAnimaMundi 2016

Animação e tecnologia andam de mãos dadas. Novas técnicas e possibilidades de animação são uma junção da criatividade e das invenções mais recentes. Desde o Teatro Óptico até a realidade Virtual, é impossível não ver como novas ferramentas impactam o mundo das animações.

Por isso, o Anima Mundi sempre traz um panorama completo e abrangente de tudo que está sendo feito de mais novo pelo mundo. E não será diferente nesse ano, quando mostraremos dezenas de filmes que quebram barreiras.

Abaixo, alguns destaques do festival de 2016 que usam novas tecnologias e técnicas para colocar as ideias dos criadores nas telonas:

  • Citipati (Alemanha)

Um curta feito por estudantes universitários e que mostra como, atualmente, até equipes muito pequenas podem desenvolver animações com alta complexidade técnica. Contando a história dos últimos momentos de um dinossauro, o curta tem uma animação incrivelmente fluida e detalhada, dando movimentos naturais aos dinossauros. Acredite, foi feito com uma equipe de apenas duas pessoas.

A animação do personagem demorou três meses para ficar pronta. No total, foram feitas mais de 300 simulações com efeitos especiais, incluindo cálculo de partículas e massa das criaturas. O curta foi feito para ser exibido nativamente em 3D estereoscópico!

  • Primal Flux (Estados Unidos)

“Primal Flux” é o novo trabalho de Joan Gratz. E, como não poderia ser diferente, traz a marca registrada da artista: a animação com massa de modelar, que usa o material deformável para gravações em stop-motion. Juntando essa técnica altamente adaptável com conceitos abstratos, Gratz cria uma experiência visual marcante.

A animação com massa não é nova, mas Joan Gratz tem revolucionado a forma com seus curtas. Um bom exemplo é o seu curta Mona Lisa Descending Staircase, que levou o Oscar de melhor curta de animação em 1992. Desde então, Gratz tem nos agraciado com grandes trabalhos e novas maneiras de entender como utilizar o chamado “Claymation”.

  • If I was God (Canadá) 

Obra do canadense Cordell Barker, “If I was God” mostra um pouco da infância do animador e como ele percebeu o mundo de enormes possibilidades a sua volta. Com muito bom humor, a história é contada por meio de diversas técnicas de animação, incluindo modelagem 3D, stop motion e desenho clássico.

Toda a ação do curta se passa em uma aula de anatomia que Barker assistiu quando criança. A narrativa se desenvolve dentro da sala de aula, mas isso não impediu o canadense de criar um grande universo. Usando engenhosamente as dimensões – 2D e 3D – e materiais – stop-motion, animação gráfica, giz de cera e objetos da sala de aula – temos a impressão de presenciarmos tudo em um espaço infinito.

  • Pearl (Estados Unidos)

“Pearl” é obra dirigida por Patrick Osborne e que será apresentada no Festival por Cassidy Curtis, responsável por uma das Master Classes mais esperadas desse ano no Anima Forum! A história de uma viagem de carro é mostrada em realidade virtual 360º e faz parte da plataforma Google Spotlight Stories. Curtis usa técnicas como Computer Generated Watercolor e Loose and Sketchy Animation em outros de seus trabalhos.

O Google Spotlight Stories é um projeto da gigante americana que busca desenvolver a maneira de criar e contar histórias em Realidade Virtual. Tem de filme live-action até especial dos Simpsons, todos criados para explorar as possibilidades das ferramentas de RV. Pearl é um dos escolhidos da plataforma, juntando uma animação carismática e colorida a um jogo de câmera inteligente – o que nos faz ver tudo de dentro de um carro.

  • OSSA (Itália)

“OSSA” é uma oportunidade imperdível de entender como funciona o stop motion. Através de um jogo de câmera impecável e uma fotografia engenhosa, os diretores do curta italiano apresentam uma animação delicada e instigante. Tudo isso enquanto deixam claro como funciona o processo de criação da obra.

Isso se dá pela quebra das barreiras entre o filme e os espectadores. Ao usar um boneco de madeira e um cenário desmontável, a equipe consegue mostrar o trabalho de câmeras, iluminação e mãos (para movimentar o personagem) necessários na criação de uma animação em stop-motion.

Todos os curtas estarão no festival Anima Mundi, que acontece no Rio de Janeiro dos dias 25 ao 30 de outubro e em São Paulo dos dias 2 ao 6 de novembro. Todas as sessões custam R$ 12 reais para entrar, ou R$ 6 com meia-entrada. Você pode conferir a programação completa aqui!

Comentários

3 Comentários

  1. niomara mori

    maravilha.pena que já tenho 71 anos de idade. Meu sonho de arte.Meu sonho de vida.

    Responder
  2. Pedro silva

    muita boa matéria obrigado por compartilhar conosco, forte abraço

    Responder
  3. Vanessa

    Conteúdo riquíssimo obrigada por compartilhar bjs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM

CONTATO

Instituto IDEIA

Rua Voluntários da Pátria, 259 – sobreloja Botafogo, RJ - Brasil 22270-003

Contatos:

(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

contato@animamundi.com.br

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form