PT | EN

Hoje vai uma dica para quem está procurando um bom programa para utilizar em suas animações. MUAN, ou Manipulador Universal de Animação, é um software de código livre (e além disso, grátis!) para animação quadro-a-quadro desenvolvido no sistema operacional Linux, mas que já conta com versões em Windows e Macintosh. Concebido para fins educacionais, ele é pensado para atender tanto iniciantes, quanto profissionais.

A demanda por um programa como o MUAN, nasceu junto com o próprio ANIMA MUNDI. Desde sua primeira edição, o festival promove oficinas para o público no Estúdio Aberto. As animações realizadas nesse espaço precisavam ser editadas com agilidade para que os presentes pudessem assistí-las. Várias opções foram tentadas, da revelação instantânea da película 16mm ao uso de equipamentos importados.

Interface do MUAN

Interface do MUAN, software de código livre criado pelo ANIMA MUNDI

Feito para educar

Mas com a criação do ANIMA ESCOLA, em 2001, o alto custo das alternativas encontradas até então passou a ser um grande obstáculo. Isso porque o projeto tem como principal objetivo democratizar a produção de animação no país através das escolas públicas.

Foi quando os diretores do ANIMA MUNDI entraram em contato com a IBM para produzir um software que permitisse a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações. O parceiro que faltava era o IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Juntos, então, começaram os trabalhos em 2002 usando anos de festival e o ANIMA ESCOLA como campos de pesquisa. Cinco anos mais tarde o projeto já estava concluído e à disposição do público.

Segundo o texto de apresentação exposto em seu próprio site, “Através do sistema MUAN, torna-se possível gravar imagens fixas em seqüência e editá-las no mesmo ambiente, com uma interface intuitiva e rápida performance. A instantaneidade favorece a espontaneidade e criatividade do trabalho de animação. O MUAN não cria ou edita as imagens em si: está focado na manipulação do sequenciamento de imagens, conceito até então abstrato para um leigo em animação.”.

Para baixar o MUAN é muito fácil, basta clicar aqui e escolher a versão compatível com seu sistema operacional (Mac, Windows ou Linux).

Aproveite a viagem e conheça um pouco mais sobre o projeto Anima Escola, uma iniciativa que leva a animação para as salas de aula.