PT | EN

BLOG

Anima Mundi

O ANIMA MUNDI BRASIL está mostrando talentos de muitos cantos do Brasil! Além de animadores do Rio, de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, você pode conferir produções de São Luís, Curitiba, Santos, Juiz de Fora, Goiânia e Recife. E isso não é só: apesar de muitos jovens talentos, há também espaço para os guerreiros da animação, que sempre nos surpreendem com suas reinvenções. 

anima mundi brasil - o acaso e a borboleta

O Acaso e a Borboleta está no episódio 11 e já ganhou o Prêmio Aquisição do Canal Brasil, no Anima Mundi

A animação brasileira tem se mostrado muito importante internacionalmente, provando que o nosso país tem muito o que mostrar! Quer um exemplo? Esse ano, O Menino e o Mundo, do incrível Alê Abreu, levou para casa o prêmio mais importante de Annecy. Uma grande honra! Dois prêmios consecutivos para o Brasil, já que, em 2013, o grande vencedor foi Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi. Achamos que o ANIMA MUNDI BRASIL pode estimular mais ainda esse crescimento, revelando novos talentos e levando a animação para as casas dos animaníacos.

Lea Zagury, uma das diretoras do Anima Mundi, é também uma das responsáveis pelo programa. Então que tal ouvir o que ela tem para nos falar? Primeiro, ela contou para a gente como ele surgiu:

O Canal Brasil nos procurou propondo a realização de um programa de animação do Anima Mundi e a nossa parceria vem acontecendo desde 2008. A ideia inicial foi trazer os melhores curtas de animação de todo o Brasil que participaram de edições passadas do Festival para a telinha da TV.

anima mundi brasil phantasma

Phantasma, de Alessandro Correa, estará no episódio Música e Fama – A Mais Explosiva das Combinações

Mas o ANIMA MUNDI BRASIL não é simplesmente um programa com alguns curtas. O conteúdo dele, na verdade, é super elaborado:

No momento que comecei a selecionar os filmes, percebi a possibilidade fazer uma curadoria temática para cada episódio, pois percebi que poderia ser interessante e divertida. Na verdade, foi muito difícil fechar os 13 episódios seguindo essa regra, mas deu certo quando optamos por temas um pouco mais abrangentes e curiosos. Procuramos encaixar um número máximo de filmes em cada episódio, além de deixar espaço para incluir alguma informação sobre o autor e sua obra.

Nas temporadas mais recentes, passamos a adicionar depoimentos de cada autor sobre sua obra. Isso foi complicado e um desafio, mas insisti porque acho importante ter a conexão do publico com o autor. Animadores são geralmente arredios e tímidos (com exceção do Marão :0 ) e não gostam de se filmar e muito menos de falar, mas é tão bacana quando eles se permitem e nos deixam entrar um pouquinho que seja em seu universo e revelar algo sobre o curta. É sempre muito simpático e único.

anima mundi brasil

Ex-Machina estará no episódio 05 e se passa em uma sociedade caótica e sombria!

Nestas duas últimas temporadas, tivemos a oportunidade de incluir um episódio de curtas latino-americanos, o que permitirá ao publico a descoberta de outros países próximos. Um olhar através da janela de um vizinho, uma forma de conhece-los através da animação e reconhecer nossas similaridades, seja pelo conteúdo, temas, suas preocupações, linguagens estéticas e usos de técnicas.

anima mundi brasilo - a festa de isaac

A Festa de Isaac, de Ianah Maia, estará no episódio 06 e foi feito para ser o vídeoclip de uma música

A produção animada brasileira vem crescendo tanto, que o ANIMA MUNDI BRASIL pode crescer junto:

O programa tem sido um sucesso desde seu início, acontecendo a cada 2 anos e agora estamos estreando a quarta temporada. Porém, como a produção de curtas de animação brasileiros de qualidade aumentou e há uma participação destes ainda maior no ANIMA MUNDI, há a possibilidade de produzir uma temporadas por ano.

O programa ANIMA MUNDI BRASIL é um ótimo meio de veicular, divulgar e mostrar a diversidade da animação brasileira em todo o país. O público assistirá curtas que contém o selo ANIMA MUNDI e assim poderão sentir que estão tirando uma casquinha do festival! Também descobrirão a incrível diversidade e qualidade da produção nacional e quem são os autores por traz de cada obra. Apresentaremos filmes cômicos, irônicos, alguns baseados em poesia, literatura, música, alguns beirando a loucura, outros com toque experimentais e abstratos, alguns de terror e muito mais…

anima mundi brasil - tough west

O faroeste Tough West, dirigido por Henrique Barone, estará no episódio 09!

É isso, animaníacos! Fiquem ligados e não percam os episódios! E não esqueçam dos horários de exibição: 21h30, aos domingos; 14h30, às quintas-feiras e 11h30 aos sábados

 

Novembro:

30/11 – Linhas Urbanas – As Cidades para Além do Concreto

 

Dezembro:

7/12 – Sentimentos em rede – A essência de uma humanidade High Tech

14/12 – Evolução e formas. A cada instante surge um novo olhar

21/12 – Animação e mundos paralelos. Apertem os cintos!

28/12 – Para cada verdade, uma mentira. Tudo na vida tem dois lados

 

Janeiro: 

04/01 – Feminilidades – Toda Mulher é um Mundo à Parte

11/01 – Bar, violência e submundo – O endereço da confusão

18/01 – Caleidoscópio de olhares. Um continente se manifesta

25/01 – Passagem do tempo e família – A roda da vida não para

 

Fevereiro: 

01/02 – Música e Fama. A Mais Explosiva das Combinações

08/02 – Vertentes da Animação. Apontando novos Caminhos e Linguagens

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form