BLOG

Anima Mundi

Já te contamos por aqui que a Estônia tem uma grande história na animação: o país realmente carrega um legado animado impressionante. Há pouco tempo, falamos sobre Anu-Laura, diretora de Teisel Pool Metsa, que inovou muito no stop motion com argila. Ela teve que inventar um novo meio de usar a técnica para atingir o visual que imaginava. E deu muitíssimo certo! Um dos maiores nomes de animação do país é o ilustre Priit Pärn, que é veterano do Anima Mundi! Já exibimos filmes dele por aqui, o próprio animador já veio para um papo animado e fez até a nossa vinheta de 2011.

O país é bem mais conhecido por seus curtas, mas, há pouco tempo, saiu de lá um longa em stop motion dirigido pelo talentosíssimo Mait Laas: Lisa Limone and Maroc Orange: A Rapid Love Story. O filme é uma grande mistura de opostos que acabou gerando uma combinação incrível! Ao mesmo tempo em que o visual vem cheio de fantasia, ele também se destaca pelos detalhes realistas. Além disso, mesmo se dirigindo para crianças, o longa traz temas adultos, como refugiados, imigração e ordem social.

O personagem principal é Maroc, um menino laranja refugiado que sonha com a liberdade. Já Lisa, uma menina limão, tem sua cabeça em outras coisas: ela sonha com amor e coleciona conchas. Quando Maroc escapa de sua terra natal, ele navega até o que acreditava ser a “terra prometida”. Mas, ao chegar, ele acaba como escravo em uma plantação de tomates. Depois disso, nasce uma história de amor, como um Romeo e Julieta moderno, e de luta.

lisa

Você pode assistir um making of do filme aqui!

Mait Laas já dirigiu 10 outros filmes, acredita? O cara é realmente um sucesso. Uma das suas mais renomadas produções é Generatio, feita em 2005. Mais um filme que poderia ser simples, mas que, na verdade, é carregado de alegorias, questões culturais e reflexões mais complexas. Parece ser uma marca registrada do animador. Ainda podemos esperar grandes coisas dele, não é?

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form