BLOG

Anima Mundi

Como você deve lembrar, Guida, o curta de Rosana Urbes, fez história no Anima Mundi! A animadora levou para casa cinco importantíssimos prêmios: em São Paulo e no Rio, ganhou Melhor Curta Brasileiro, entre os paulistas, Melhor-Curta Metragem e ainda levou o Prêmio Canal Brasil e o Prêmio BNDES. Será que a Rosana tem lugar para guardar tudo isso? É claro que uma produção assim não iria parar de fazer sucesso tão cedo, então que tal saber de algumas novidades da nossa velhinha preferida?

Rosana Urbes

“Guida é uma sonhadora fora de lugar. É muito difícil viver uma vida de sonho, criativa, porque tem um massacre no dia a dia das coisas práticas”

Em setembro, Guida passou pela França, Venezuela, Argentina, por Portugal e por muitas cidades brasileiras, nos mais diversos festivais! Em outubro, vai viajar um pouco mais: tem passagens compradas para o México, Espanha, Chicago e novas cidades do Brasil. 

Olha só que bacana: em Porto, no 1º Festival de Cinema de Animação OLHO, Guida foi escolhido para a exposição MÓ – Making Of! Que sortudos os portugueses, eles puderam vez os desenhos, rascunhos, projetos e testes de vários curtas, incluindo Guida.

Rosana Urbes

Rosana Urbes diz que é no rascunho que a magia da animação acontece

Agora, dá uma olhada nesse novo projeto, achamos demais. A Rosana resolveu que queria ver como outras pessoas imaginavam a Guida, afinal ela é uma personagem única, que, com sua arte, consegue mover as pessoas de jeitos muito íntimos. A animadora contou a história do curta e mandou uma imagem dele para artistas, familiares, filha da vizinha de uma amiga, ex-cunhada do colega do ginásio de uma prima e vários outros conhecidos, pedindo para que eles desenhassem uma versão própria da Guida.

Como diz no blog do curta, “se a Guida virou uma modelo viva, por que não expor a visão dos outros de como ela é?”. Assim, a Guida dos Outros foi criada. Vão ser desenhadas duas versões da personagem por semana, para uma dose ideal de arte na vida dos animaníacos. A primeira pessoa a fazer o desenho foi Spacca, que é quadrinista e Ilustrador. Dá uma olhada em como ele desenharia a Guida como modelo vivo:

Guida dos Outros

O Spacca faz cartum, storyboard, charge, caricatura e muito mais!

O próximo desenho foi de Hiro Kawahara. É bem capaz de você já ter ouvido falar do cara. Ele fez as lâminas das bandejas do McDonald’s, aqueles papéis todos desenhados que vem embaixo do seu lanche! Já gostou, né? Ele também trabalha para outras grandes empresas, como Itaú, Extra e Kibon. E não é só! Como designer e ilustrador, Hiro tem vários outros projetos super bacanas, então aproveita para conferir alguns no site dele. Mas agora vamos ao que interessa: Guida. Vê aí como ele a imaginou!

Guida dos Outros

A Rosana adorou o desenho também: “ao pedir que o Hiro desenhasse a Guida, já esperava uma ilustração com traços um pouco mais infantis, mas nunca algo tão lindo quanto o que ele fez”

A próxima Guida foi feita pela ilustradora brasileira Marlowa. Ela imaginou a personagem de um jeito muito alegre, seguindo o caminho dos seus outros desenhos! 

Nas suas ilustrações, ela usa aquarela, tinta acrílica, lápis de cor e recursos digitais!

Nas suas ilustrações, ela usa aquarela, tinta acrílica, lápis de cor e recursos digitais!

Essa Guida é internacional! Ela foi feita pelo dinamarquês Rune Bennicke. O cara fez um desenho bem realista, não é? No blog de Guida, Rosana disse que é “exatamente o que se imagina que seja uma aula de modelo-vivo com uma senhorinha muito simpática como a Guida!“.

Rune Bennicke

Rune Bennicke trabalha na Deamworks e já esteve nas produções de Irmão Urso, Encantada e Lilo & Stitch!

Acha que acabaram por aí as novidades de Guida? Nada disso, ainda temos uma para te contar. Já ouviu falar na Reference Press? Lá, eles criam lindos livros de ilustração, e a Rosana viu que não podia ficar de fora. Guida será a primeira animação da série Flipbook Reference, que honra! No livro, estarão duas cenas do curta, e elas vão ser desconstruídas em 166 páginas, para a gente ver cada detalhe dos desenhos! Então, para quem está apaixonado pelo filme e quer saber mais sobre o seu processo, aí está uma chance perfeita.

Muito bacana essas notícias do curta, né? Vamos ficar aguardando ansiosamente por novas para animar mais ainda o dia de vocês!

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form