PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Mais um incrível longa-metragem em stop motion desembarca no Anima Mundi! Dos irmãos Samuel e Frédéric Guillaume, dois dos animadores suíços no festival, Max & Co. conta a jornada de Max, um menino de 15 anos em busca de seu pai, que desapareceu logo após seu nascimento.

MaX & Co. é o primeiro longa de animação suíço. Outros dois já estão em produção

MaX & Co. é o primeiro longa de animação suíço. Outros dois já estão em produção

Depois de percorrer um longo caminho e conhecer muita gente nova, Max finalmente chega a Saint-Hilare, onde consegue um emprego em uma fábrica de mata-moscas. A companhia, porém, está quase falindo e, para se recuperar, contrata o exêntrico cientista Martin, que cria moscas mutantes capazes de destruir a cidade. Que louco! Max, então, tem que convencer os moradores a impedir o perigoso plano de Martin e, ao mesmo tempo, descobrir onde está seu pai.

O stop motion, que fez sucesso no Anima Mundi 2014 com o curta premiado Padre, é uma das muitas técnicas que os irmãos suíços, conhecidos por suas experimentações, usam em seus trabalhos. Apesar de ser uma técnica antiga, ainda é muito usada por diversos animadores. E continua sendo muito bem reconhecida!

Nela, é tirada uma série de fotos de objetos, mudando um pouco de posição a cada quadro. Juntando todas em uma película cinematográfica, temos então a impressão de movimento. Muitos animadores criam cenários incríveis e complexos fazendo uso dos mais diversos materiais: massinha, arame, palito e muito mais. Max & Co. foi construído com bonecos produzidos pela companhia Mackinnon Saunders e se destaca pela atenção nos detalhes, criando efeitos sensacionais.

O longa é um dos 51 filmes suíços que foram exibidos no Anima Mundi 2014, fazendo parte do destaque dado ao país no festival. As mostras especiais trouxeram novos e antigos nomes vermelhos e brancos além de um panorama da produção animada do país europeu.

O filme em stop motion se destaca pela preocupação dos irmãos  com os detalhes

O filme em stop motion se destaca pela preocupação dos irmãos com os detalhes

Como dá para ver, a Suíça veio com tudo para o Anima Mundi 2014. E não é por menos: o pequeno país vem se tornando uma referência nas animações e já ganhou diversos prêmios ao redor do mundo. A produção animada suíça é focada em curtas – Max & Co. foi o único longa lançado no país – e costuma usar poucos diálogos devido à diversidade linguística do país. Lá, são falados 3 idiomas e um dialeto!

A coleção suíça do Anima Mundi 2014 mostrou um número enorme de técnicas de animação, indo desde recortes de papel, com Nordost, até computação gráfica, com O Teleférico. Mas tem muito mais para ver: dentre os 300 curtas produzidos por ano na Suíça, um terço é em animação. Então não deixem de procurar mais!

Em Nordost, uma sombra teimosa brinca com um cenário urbano em Vilnius, mas alguns objetos na rua não aceitam isso.

Em Nordost, uma sombra teimosa brinca com um cenário urbano em Vilnius, mas alguns objetos na rua não aceitam isso.

 

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form