BLOG

Anima Mundi

Sabe quando você vê um filme que conta a história de outro filme? Ou quando assiste a uma peça de teatro que fala sobre outra peça. O nome disso é metalinguagem. Essa tática foi usada pelo diretor Wilson Lazaretti para criar História Antes de Uma História, filme selecionado para o ANIMA MUNDI 2014.

Dr. Ka é um velhinho que, apesar da idade, não se cansa de pensar e questionar o mundo. Movido por uma inquietude criativa, ele parte em uma caminhada na qual descobre materiais e técnicas que o ajudarão a concretizar suas ideias.

No início os instrumentos que ele encontra lhe parecem estranhos. No entanto, essas próprias ferramentas vão ajudá-lo a desvendar os mistérios da animação. Então, o velho sábio vai se deparar com a dificuldade de contar uma história nova e para isso vai ter de vencer alguns conflitos e buscar, onde quer que esteja, a solução do filme.

História Antes de Uma História é o primeiro longa-metragem do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e está entre os selecionados do ANIMA MUNDI 2014

História Antes de Uma História é o primeiro longa-metragem do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e está entre os selecionados do ANIMA MUNDI 2014

História Antes de Uma História é o primeiro longa-metragem do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que tem 40 anos de existência. A equipe de produção era bem reduzida – apenas 15 pessoas. E o filme demorou muito pra ficar pronto, do projeto inicial à conclusão foram cerca de 13 anos!

Quase 100 mil desenhos foram criados para que fosse possível chegar ao resultado que você vai conferir nas nossas telas. Primeiramente eles foram desenhados à mão e, em seguida, digitalizados. Segundo o diretor, a digitalização ajudou a reduzir o trabalho mecânico. Realmente, já pensou na trabalheira que deve dar fazer 100 mil desenhos?

Confira o trailer de História Antes de Uma História; é só apertar o play:

A trilha sonora do filme é um show à parte. Ela é composta por 14 músicas e foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, além das cantoras Ná Ozzetti e Elza Soares. A ex-mulher do craque Garrincha foi até a cidade de Campinas para gravar duas canções: um tango e um samba-canção. Em entrevista ao G1, Elza disse ter sido maravilhoso participar do projeto. “Fiz muitas coisas mas nunca cantei especialmente para um filme de desenho animado”, respondeu a cantora.

Uma das músicas interpretadas por Elza é o Tango da Feiticeira. A bruxa sem coração é o personagem conflitante do filme e surge nos primeiros rabiscos de Doutor Ka. Em um ataque de fúria, ela apaga todos os desenhos. A partir daí, o enredo passa a ser construído pelo desabrochar da bruxa.

Olha só o making of da Elza Soares em estúdio gravando o Tango da Feiticeira:

Bom, com certeza o resultado disso é mais que imperdível. Se eu fosse você já ia logo comprando as pipocas! 🙂

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form