BLOG

Anima Mundi

A Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável está completando 20 anos desde da sua primeira edição, a Eco92. O ANIMA MUNDI também sopra 20 velinhas este ano, mas só dia 13 de julho, quando a maior festa de animação do Brasil começa. Enquanto o dia não chega, você pode ir conhecendo alguns dos convidados desta festa.

A preocupação com o meio ambiente não está presente apenas nas discussões dos chefes de Estado, mas também em algumas animações da edição de 2012. Uma delas é Destimação, de Ricardo Podestá. A produção da Mandra Filmes teve o apoio da prefeitura de Goiânia, e conta a história de um papagaio que é atraído pelas imagens da televisão que um menino solitário assiste. O problema é que esse papagaio foi capturado ilegalmente, e o curta aborda assim a relação entre tráfico de animais e bichos de estimação.

Realizado a partir de um edital do Ministério da Cultura, o filme O Cangaceiro e O Leão conta a história de como uma lição de casa sobre o aquecimento global aproxima neto e avô. O curta-metragem de Arnaldo Galvão está na seção Curta Infantil Competitiva deste ano e aborda a questão ambiental de uma maneira própria para o seu público alvo: através do lúdico. Realidade e ficção se misturam nesta descoberta do que causa o aumento de temperatura na Terra.

O Leão e o Cangaceiro

O curta O Cangaceiro e O Leão tem a voz de Antônio Nóbrega, multi-instrumentista e cantor nordestino, como o Cangaceiro

Outro filme que também aborda a preservação do meio ambiente direcionado para as crianças é Brichos – A Floresta é Nossa, de Paulo Munhoz. O longa-metragem terá pré-estreia no ANIMA MUNDI deste ano, e conta a história dos animais habitantes da Vila dos Brichos. Eles se juntam para defender sua floresta, que está sendo negociada por investidores internacionais.

Brichos - A Floresta é Nossa!

Uma das muitas cenas de ação de Brichos - A Floresta é Nossa

Esses animadores provam que é possível fazer arte com consciência social e política nativa do Brasil. Assista-os daqui a um mês, quando o ANIMA MUNDI completa 20 anos trazendo para o Rio de Janeiro o melhor do futuro da animação de todo o mundo. Vamos ficar de olho, no que irá rolar na Praça Animada e nas discussões da Rio+20.

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form