Ontem o Odeon, cinema clássico do Rio de Janeiro, ficou cheio. O diretor de animação de The Pirates! Band of Misfits (Piratas Pirados!), Jay Grace, estava presente na sessão do filme em stop-motion, e antes deu uma palestra sobre o processo de produção do longa. Desde como surgiu a idéia do filme, baseado no livro de Gideon Defoe, The Pirates! in an Adventure with Scientists, até a dublagem com atores como Hugh Grant e Salma Hayek.

Jay, que fez A Fuga das Galinhas e Wallace and Gromit, contou que o diretor Peter Lord queria que o filme fosse além dos clássicos da Aardman Studios. Assim ele chamou o production designer Norman Garwood que tem um estilo mais “bizarro” – como descrito por Grace – que pode ser conferido em filmes como Brazil – O Filme e A Vida e Morte de Peter Sellers.

Jay Grace na sessão de Pirates!

Jay Grace apresentou vídeos de making of's do filme, além de imagens e storyboards

O conceito foi escolhido… Agora é colocar a mão na massa, quer dizer, na massinha. Mas dessa vez só alguns elementos foram feitos desse material, usado com frequência nos filmes da Aardman. Os personagens foram feitos de látex e silicone, e não foram poucos: ao todo são 300 bonecos. Considerando que muitos desses têm falas, logo imagina quantas bocas não foram feitas para dar conta de todos os movimentos. Não precisa imaginar: foram em média 100 bocas para cada personagem, e o personagem principal Capitão Pirado bateu o recorde: foram 250 bocas!

Algumas das 10 mil bocas produzidas para o filme!

Algumas das 10 mil bocas produzidas para o filme!

Para acelerar o processo, eles resolveram utilizar a tecnologia: fabricavam uma boca manualmente, a escaneavam em 3D e uma máquina a reproduzia em alguns minutos. Outra questão foi o navio do Capitão: ele media 5 metros de altura por 5 de comprimento, o que impossibilitava a sua movimentação. Assim, para dar ilusão de movimento ele movia as câmeras e luzes, além de deslocarem as velas do barco.

Ao todo foram trezentas pessoas e sete anos para produzir Piratas Pirados! O filme terá sessão em São Paulo com a presença de Jay Grace, dia 26 no Memorial 2 às 21h. O animador também dará uma Marterclass no ANIMA FORUM no mesmo dia, às 10h. Apareçam lá!

Os personagens do filme, de látex e silicone

Os personagens do filme, de látex e silicone