PT | EN

Anima Forum 2018

Durante o fórum deste ano iremos abordar três grandes áreas de interesse do público profissional de animação:

● O mercado: reflexões sobre a realidade atual da Animação brasileira e sua relação, desafios e oportunidades dentro do cenário mundial;
● O profissional: Conhecimentos técnicos e artísticos, inovações inspiradoras e experiências compartilhadas por profissionais experientes para aprimorar equipes e estúdios brasileiros;
● A obra: aspectos técnicos e artísticos que tornam o conteúdo animado mais relevante (e emocionante) para seus públicos através de estudos de casos, painéis com especialistas e pesquisadores.

Na edição deste ano, teremos um painel com a presença de diversos estúdios que debaterão sobre os aspectos da prestação de serviços de animação para outros estúdios no exterior, e cada vez mais, para outros estúdios dentro do Brasil. Esta prestação de serviço é um importante recurso nos modelos de negócio e viabilidade financeira de muitos estúdios, mas também que exige cuidados e processos para atingir as expectativas de seus contratantes. Teremos também uma mesa-redonda com a presença de profissionais de diversas funções na produção de animação que discutirão sobre o espaço da Mulher dentro da indústria de animação, conquistas obtidas e perspectivas de trabalho nos próximos anos.

Guillermo García Carsí, um dos autores de Pocoyo, vai compartilhar com os participantes do fórum os detalhes da criação desta série que se tornou uma referência em produções pré-escolares. A mesa “Mulheres na Animação” vai debater questões importantíssimas para estas profissionais, felizmente, cada vez mais numerosas nas produções animadas. Três temas importantes e necessários para todo criador de animação estarão presentes nas tradicionais masterclasses: Wesley Rodrigues, autor de uma obra absolutamente original, desvenda seu processo de trabalho e criação de filmes em animação, Anita Doron, autora do roteiro do longa “The Breadwinner”, dará sua contribuição em uma área ainda muito carente, a criação de roteiros, e, finalmente, Jean-Louis Padis demonstra a interseção entre live-action e animação em sua aula sobre fotografia para stopmotion.

A oportunidade também é imperdível para quem tem projetos de séries, longas e outros formatos comerciais de animação: o Anima Coaching estará à sua espera com a presença de consultores dispostos a analisar e aperfeiçoar seu projeto. E mais, os projetos correm ao Prêmio Supercoaching, atribuído aquele que mais se destacar no Anima Coaching.

Regulamento Anima Forum
Regulamento Anima Coaching

Programação 2018 – RIO DE JANEIRO

DIA 24 A 27 DE JULHO

Terça-feira (WARM UP)

9h – Credenciamento

10h às 13h – Toon Boom: Como melhorar seus projeto de animação usando Harmony
Do básico ao avançado, veja em ação algumas das ferramentas em Toon Boom Harmony 15 que te farão animar como um mestre. Seja qual for o estilo, uma demonstração abrangendo o clássico frame a frame, puppet animation, ou o impressionante Master Control em rigs 360, dentre outras ferramentas como a câmera 3d, sistema de partículas, deformers e mais. Descubra um pouco de por quê Harmony 15 é o software de escolha dos maiores nomes da indústria

Participante: David Costa (Digi Ten)

13h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Bases para Elaboração e Pitching de Projetos de Animação

Venha aprender os principais pontos e cuidados que você deve ter ao apresentar um projeto de animação para um comprador, co-produtor ou investidor e saber os erros mais comuns que criadores, estúdios e produtoras cometem ao se prepararem para o pitching de suas obras.

Participante: Reynaldo Marchesini (Flamma)

15h45 às 17h45 – Animação Compartilhada: as experiências e olhares de dois estúdios brasileiros
Profissionais de estúdios de animação de diferentes trajetos, estruturas, modelos de negócio e regiões do Brasil compartilham suas experiências, acertos e erros e também falam da experiência que compartilharam através do Super-Coaching do Anima Forum.

Participantes: Felipe Grosso (Cabong Studios), Zé Brandão (Copa Studio)

Quarta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h15 – Anima Coaching

10h às 13h – Masterclass 1 – Narrativas Autênticas
Nosso conhecimento frequentemente nos restringe. Quando tentamos controlar a realidade ao atribuir-lhe sentido e buscar certezas e verdades, perdemos de vista tudo o que é invisível e obscuro e os lugares fluidos onde residem a magia. Precisamos nos libertar constantemente de ideias e opiniões formadas, de cinismos passados, para nos conectar de maneiras mais significativas. Para criar sem restrições. Para abraçar nossa insignificância com coragem e dividi-la com outros. Tenho interesse no futuro e na subversão de folclores, mitos e lendas. Amo contar histórias sobre lugares longínquos, sobre margens, sobre o incerto / que nunca terá certeza. E do aparentemente comum. Acredito que precisamos escutar histórias e não manchetes. E precisamos contar essas histórias para crianças, confiando na abertura e maturidade emocional delas para assimilar vidas complexas e distantes das suas com compaixão.

Palestrante: Anita Doron

13h às 14h – Almoço

14h – Abertura – Participantes: Diretores (Anima Mundi)

14h30 às 16h – Mesa Redonda – Avaliação dos mecanismos de financiamento da Animação Brasileira
Novidades e reflexões acerca dos mecanismos de financiamento da animação brasileira em especial as linhas de capacitação e formação dos profissionais brasileiros de animação.

Participantes: Christian de Castro (ANCINE), Fernanda Farah (BNDES)
Moderadores: Letícia Friedrich (Boulevard Filmes), André Breitman (2D Lab)

16h15 às 17h15 – Palestra Vimeo Staff Picks: 2008 – 2018
Todos os dias são feitos uploads de milhares de vídeos na plataforma Vimeo. Apenas cinco são selecionados pela equipe do Vimeo Staff Picks. Durante a última década o Vimeo Staff Picks surgiu como um dos mais proeminentes canais de vídeos online e um dos mais cobiçados prêmios entre jovens cineastas, tendo ajudado a lançar a carreira de muitos celebrados diretores. Em uma rara conversa de bastidores, Sam Morrill, diretor de curadoria da Vimeo, oferecerá uma visão detalhada sobre o processo de curadoria desta programação diária com os melhores curtas metragens e animações disponíveis na internet.

Palestrante: Sam Morrill (Vimeo)

17h30 às 18h – Lançamento do Projeto de Mapeamento  da Animação Brasileira 
Anima Mundi e JLeiva apresentam o projeto de Mapeamento da Animação no Brasil. Visando consolidar os dados deste mercado em expansão e apontar tendências de desenvolvimento da indústria para os próximos anos

Palestrantes: João Leiva (JLeiva) , Itamony Barros (Anima Mundi)

15h às 16h – Atividade extra: O Mercado de Animação 3D e vFX
A fascinante indústria criativa está mais evidente a cada dia que se passa e a entrada nela tem se tornado ambição de muitos profissionais e estudantes das áreas correlacionadas. Cinema, animação e games têm sido áreas cobiçadas para quem deseja trabalhar como artista 3D e artista vFX. Para traçar esse caminho, é necessário entender as carreiras, desenvolver competências exigidas pelo mercado, construção de um portfólio de destaque e saber onde começar. Nessa palestra, algumas dicas importantes poderão auxiliar e esclarecer dúvidas pertinentes ao mercado atual.

Palestrante: Jefferson Yuri Gomes (FIRJAN)

Quinta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h15 – Anima Coaching

10h às 13h – Masterclass 2 – Do esboço inicial ao desenho final: Como se faz uma animação 
Como se cria um desenho animado? Nesta Masterclass, Wesley Rodrigues apresentará o processo criativo de vários de seus trabalhos como Viagem na Chuva, Faroeste: Um Autêntico western e O Violeiro fantasma, começando pela ideia inicial, passando pelos storyboards, concepts, cenários e animação até chegar ao filme finalizado.

Palestrante: Wesley Rodrigues (Armoria Studio)

13h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Rodadas de Negócios

14h às 16h – Mesa Redonda – Estúdios de animação a serviço de outros estúdios: Melhores práticas dentro e fora do Brasil

Com o amadurecimento e estruturação dos estúdios brasileiros surgiram novas oportunidades de negócios com outros estúdios internacionais e nacionais. Coproduções, prestação de serviços, desdobramentos transmidiáticos (games, apps,etc.) crescem com diferentes modelos de negócios. Nesta mesa redonda iremos debater os desafios e oportunidades destes novos negócios.

Participantes: Francisco (Toon boom), Zé Brandão (Copa Studio), Aline Belli (Belli Studio), Gabriel (Hype)

16h15 às 18h – Mesa Redonda – Mulheres na Animação: representatividade no Mercado
Animadoras, produtoras executivas, diretoras de voz, e outras profissionais debatem sobre a realidade da mulher dentro da animação brasileira, novas formas de trocar informações e percepções sobre a evolução do mercado de trabalho, buscando uma postura mais atenta para a forma de participação das mulheres no mercado de animação.

Palestrantes: Melissa Garcia, Luciana Egutti (Birdo), Rosaria (Coletivo Mulheres na Animação)
Moderadora: Aída Queiroz (Anima Mundi)

Sexta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h – Masterclass 3 – Fotografia para Stop Motion
Aspectos técnicos e artísticos da fotografia para stop motion serão analisados através da exibição de 5 curtas-metragens de animação em stop motion: quais são as câmeras, lente, linetest, projetor de luz ou suporte para câmera utilizados especificamente para stop motion? Como enquadrar e iluminar cenários pequenos e de tamanho real? Como iluminar uma marionete de tamanho reduzido? Como a qualidade da iluminação afeta a textura? Muitas questões que revelam o quanto a técnica de filmar quadro a quadro pode abrir infinitas possibilidades criativas para a narrativa, mas como para dominá-la é preciso tempo.   

Palestrante: Jean-Louis Padis (Manuel Cam Studio)

13h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Rodadas de Negócios

14h às 15h – Conversa com Guillermo García Carsí, criador do Pocoyo
Com sua estrutura de design, animação e narrativa enganadoramente simples, Pocoyo conquistou fãs de todas as idades e criou uma nova linguagem de animação para crianças, ao mesmo tempo inteligente e sensível, que serve de inspiração para toda uma geração de produções infantis.

Participantes: Guillermo García Carsí, Andrés Lieban (2D Lab)

15h15 às 16h – Conversa – Os desafios e oportunidades da produção de animação na Europa
Profissionais internacionais apresentam o momento da animação mundial, e apontam possíveis caminhos e oportunidades para o crescimento da presença da animação brasileira no exterior.

Participantes: Nicolas Burlet (Nadasdy Film) , Krishna Mahon (Imprensa Mahon)

16h15 às 16h30 – Anúncio Prêmio Supercoaching

16h30 às 18h – Palestra Stop Motion, muito além do bonequinho
O foco especial desta palestra é como abordar a animação (em especial o stop-motion) de maneiras não-convencionais, fugindo dos estigmas e padrões que acabaram se criando ao longo do tempo, e apresentar opções estéticas, temáticas e técnicas para se contar a mesma história. Matias também faz um panorama geral de sua carreira, destacando o filme Ilha dos Cachorros de Wes Anderson, em lançamento no Brasil e no qual Matias atua como Key Animator.

Palestrante:  Matias Liebrecht 

Programação 2018 – SÃO PAULO

DIA 01 A 04 DE AGOSTO

Quarta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h Masterclass 1 – Fotografia para Stop Motion
Aspectos técnicos e artísticos da fotografia para stop motion serão analisados através da exibição de 5 curtas-metragens de animação em stop motion: quais são as câmeras, lente, linetest, projetor de luz ou suporte para câmera utilizados especificamente para stop motion? Como enquadrar e iluminar cenários pequenos e de tamanho real? Como iluminar uma marionete de tamanho reduzido? Como a qualidade da iluminação afeta a textura? Muitas questões que revelam o quanto a técnica de filmar quadro a quadro pode abrir infinitas possibilidades criativas para a narrativa, mas como para dominá-la é preciso tempo.

Palestrante: Jean-Louis Padis (Manuel Cam Studio)

Quinta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h Masterclass 2 – Narrativas Autênticas

Descrição: Nosso conhecimento frequentemente nos restringe. Quando tentamos controlar a realidade ao atribuir-lhe sentido e buscar certezas e verdades, perdemos de vista tudo o que é invisível e obscuro e os lugares fluidos onde residem a magia. Precisamos nos libertar constantemente de ideias e opiniões formadas, de cinismos passados, para nos conectar de maneiras mais significativas. Para criar sem restrições. Para abraçar nossa insignificância com coragem e dividi-la com outros. Tenho interesse no futuro e na subversão de folclores, mitos e lendas. Amo contar histórias sobre lugares longínquos, sobre margens, sobre o incerto / que nunca terá certeza. E do aparentemente comum. Acredito que precisamos escutar histórias e não manchetes. E precisamos contar essas histórias para crianças, confiando na abertura e maturidade emocional delas para assimilar vidas complexas e distantes das suas com compaixão.

Palestrante: Anita Doron

Sexta-feira

9h – Credenciamento

10h às 13h – Masterclass 3- Petrobras apresenta Masterclass com Kevin o´Brien Iniciando uma sequência que vende
Esse não é um workshop sobre como fazer dinheiro. É sobre como vender conceitos visuais através de imagens memoráveis. Todos já assistimos a filmes cujas imagens ficaram marcadas para sempre em nós. Acredito que há um simples exercício que pode auxiliar o Artista de Storyboard a descobrir e desenvolver sequências com tais imagens – no início do processo. Esse workshop nasce de 30 anos de experiência de trabalho e de ensinar estagiários uma forma prática de iniciar uma sequência. Apresentarei a minha abordagem para a criação de ação em Storyboards, assim como sequências simples, com ênfase em movimento de câmera e composição. Tanto artistas experientes quanto iniciantes encontrarão neste workshop algo de valor.

Palestrante: Kevin O’Brien

Sábado

9h – Credenciamento

10h às 13h – Masterclass 4 – A eterna batalha do animador.  Stop Motion Ao Vivo 

Nesta Masterclass, Matias apresenta diversas técnicas, temáticas e estéticas para se realizar uma animação especificamente em stop motion. Também destacando o filme Isle of Dogs, de Wes Anderson (em lançamento no Brasil), Matias faz uma demonstração de uma animação em stop motion ao vivo, oferecendo ao espectador uma experiência aprofundada do dia-a-dia de um animador, suas dificuldades, seus obstáculos e suas conquistas diárias.

Palestrante: Matias Liebrecht

Locais
Rio de Janeiro
Centro Cultural dos Correios
Av. Visconde de Itaboraí – 20 – Centro Rio de Janeiro / RJ
Tel: (21) 2253-1580

São Paulo
Caixa Belas Artes
Rua da Consolação – 2423 – Consolação São Paulo / SP
Tel: (11) 2894-5781

VAGAS LIMITADAS
Faça sua inscrição através do site: www.animamundi.com.br/pt/anima-forum/
RJ
Pacote completo: R$ 600,00
Diária: R$ 250,00
SP
Pacote completo: R$ 480,00
Diária: R$ 150,00

Descontos:
– Associados da BRAVI com anuidade em dia tem 30% de desconto.
– Associados da ABCA com anuidade em dia tem 30% de desconto.
– Associados da APRO com anuidade em dia tem 30% de desconto.
– Associados da ABRAGAMES com anuidade em dia  tem 30% de desconto.
– Realizadores com filme no Festival tem 30% de desconto.
– Meia Entrada: É obrigatória, no dia do evento, a apresentação do documento comprobatório do benefício de meia-entrada, de acordo com a legislação em vigor. Política da meia-entrada: LEI Nº 12.933, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013.

ENTRE EM

CONTATO

Instituto IDEIA

Rua Voluntários da Pátria, 259 – sobreloja Botafogo, RJ - Brasil 22270-003

Contatos:

(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

contato@animamundi.com.br