PT | EN

Esse ano, um dos maiores clássicos animados da história comemorou seu aniversário de 20 anos! Quem aí é fã de Simba, Timão, Pumba e Nala? É isso mesmo, O Rei Leão está fazendo aniversário! Por isso, não podíamos deixar de homenagear o filme com muita animação, não é?

rei leão

A estreia do filme foi no dia 15 de junho de 1994!

Para quem quiser relembrar um pouquinho da história, o longa é sobre Simba, filho do Rei e da Rainha dos leões. Ele é o legítimo herdeiro do trono, mas seu invejoso tio, Scar, trama contra o sobrinho, convencendo-o de que é responsável pela morte do pai. O pobre leãozinho, então, se vê obrigado a isolar-se das Terras do Reino. É nessa sua nova vida que ele conhece Timão e Pumba, que o ensinam a filosofia Hakuna Matata (quem não é fã, né?). Depois de anos, Nala, sua amiga de infância, o reencontra, e o nosso querido leão decide voltar e assumir o trono que é seu por direito!

Essa comovente trama foi inspirada por contos bíblicos e por Hamlet, de William Shakespeare, sabia? Olha que demais: esse foi o primeiro longa animado da Disney a ter uma história original. A ideia para ela surgiu em 1988 e teve várias alterações ao longo do tempo.  Mas o enredo não foi a única coisa que mudou: no começo, o diretor do filme era George Scribner, só que ele deixou a direção, tempos depois, nas mãos de Roger Allers.

Clássico 20 anos

As músicas de O Rei Leão ficaram nas mãos de Tim Rice e Elton John!

Mas, o que pouca gente sabe é que existe uma grande controvérsia quanto à originalidade do filme. Em 1965, foi lançada, no Japão, uma série animada chamada Kimba, o Leão Branco, baseada no mangá de Osamu Tezuka. As produções não são idênticas, mas têm diversos aspectos em comum, como cenários, personagens, sequências animadas e partes do roteiro. Muitas pessoas insistiram para que a Disney fosse processada, mas isso nunca aconteceu. Na verdade, essa é uma história um tanto bonita

Em 1994, Tezuka já havia falecido, e aqueles com os direitos sobre suas produções acreditaram que ele não concordaria com o processo. O artista era um grande admirador de Walt Disney, que era como um herói para ele. Os dois eram amigos e nutriam muito carinho pelo trabalho um do outro. Tezuka, inclusive, sempre reconheceu e agradeceu a influência de Disney. Yoshihiro Shimizu, que tinha uma relação próxima a Tezuka, diz que, se o amigo estivesse vivo quando O Rei Leão foi lançado e soubesse dos rumores de plágio, ele teria ficado orgulhoso. Sua viúva concorda: ele se sentiria lisonjeado

O Rei Leão

Uma das maiores diferenças dos desenhos é que Kimba é muito mais humanizado que Simba, vivendo, inclusive, em contato com humanos

A produção de O Rei Leão começou em 1991, junto com a de Pocahontas. Olha só que curioso: muitos membros da equipe da Disney achavam que o outro  filme ia fazer muito mais sucesso, então O Rei Leão acabou ficando com a equipe secundária do estúdio. A maioria dos principais animadores estava fazendo seu primeiro grande trabalho com a supervisão de um personagem, ou tinha muito interesse em animar animais. Seja como for, eles mostraram que os que duvidavam do sucesso do filme estavam redondamente enganados!

O longa acabou virando a 20ª maior bilheteria da história, a 3ª animação com maior bilheteria, está no topo da lista de maior bilheteria de filmes desenhados à mão de todos os tempos e da bilheteria de filmes animados em 2D dos Estados Unidos, além de ter ganho dois Óscar e um Globo de Ouro. Depois, ainda vieram duas sequências, um musical e muito mais!

rei leão

A voz do pequeno Simba foi dublada por Matthew Broderick e, a de Mufasa, por James Earl Jones!

Os animadores de personagens tiveram um trabalho quase que de cientistas, sabia? Eles estudaram animais reais para terem uma boa base na hora de criar as animações. Alguns leões até mesmo foram para o estúdio e ficaram bem comportados enquanto os animadores os desenhavam. Parte da equipe chegou a fazer uma viagem até o Quênia, de onde tiraram a inspiração para alguns dos cenários.

computador, na época, ainda não era amplamente usado nas animações, mas foi de grande ajuda para a inovação do filme. Na sequência da manada de gnus, os animais foram criados em um programa de computador 3D. Um outro software foi usado para que eles não perdessem o traço de desenho à mão. Acredite, tudo isso deu um trabalhão: cinco animadores especializados e técnicos passaram mais de dois anos criando a sequência de dois minutos e meio!

É isso, animaníacos! Um dos maiores sucessos animados de todos os tempos está completando vinte anos e continua a marcar a vida de muita gente. Que tal comemorarmos revendo o filme e ouvindo (ou cantando, porque apostamos que todos sabem a letra) Hakuna Matata?