BLOG

Anima Mundi

“Parece que foi ontem que saí do Brasil”. Essa é a impressão de Rodrigo Teixeira, brasileiro que deixou o país há 12 anos para tentar a vida no mundo dos efeitos visuais no cinema americano. De lá para cá, e depois de muita insistência, ele voltou à terra natal como um dos grandes nomes do ANIMA MUNDI 2012.

Dez anos após desembarcar nos EUA com apenas US$ 500 no bolso, Rodrigo faturou um Oscar como supervisor de efeitos visuais em A Invenção de Hugo Cabret (2011), do estúdio Pixomondo, do qual é um dos donos e assina trabalhos para as séries Game Of Thrones e True Blood. Antes disso, seu nome figurou na ficha técnica de blockbusters como O Dia Depois de Amanhã (2004) e Alice no País das Maravilhas (2010).

Brasileiro retornou ao Brasil mais de uma década depois de ir para os EUA

Rodrigo Teixeira durante sua apresentação na master class de 2012 no ANIMA MUNDI

Mas se hoje tudo são flores, nem sempre foi assim. “O começo foi na cara de pau e em 2001 consegui sair do país. Depois de dar muito murro lá fora, tive minha primeira oportunidade através do Volker Engel, que ganhou o Oscar de efeitos visuais com “Independence Day” e me deu a chance de trabalhar em um filme dele”, relembra Rodrigo, que usou metade dos seus dólares para imprimir portfólios e entregar de porta em porta.

Trabalho de Rodrigo rendeu ao filme Oscar de melhor efeitos visuais

Trabalho visual levaria 2 anos e meio para ficar pronto, mas Rodrigo finalizou-o em um e meio, a pedido de Scorsese

A supervisão dos efeitos visuais no filme de Martin Scorsese fez de Rodrigo o nome certo para inaugurar o novo braço internacional do Pixomondo em São Paulo. A intenção é incluir o Brasil no mapa dos países que contribuem remotamente para animações, inclusive em 3D, de megaproduções, como foi o caso de “Hugo”.

A receita para atingir o sucesso? Não há uma pronta. “É foco e visão. Você tem que ser muito dedicado. Porque todos os dias você vai acordar e ter cinco, dez chances de desistir”, explica Rodrigo, feliz de depois de tanto tempo poder dividir com o público brasileiro sua experiência lá de fora.

E você? Como está buscando o sucesso?

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form